Home Up Agradecimentos Referências Conteúdos

 

Norma DVB-T Norma MPEG-4 Norma H.264/AVC Modulação OFDM Rede

 

Norma DVB-T

O sistema de transmissão digital adoptado em Portugal é baseado na norma DVB-T (Digital Video Broadcasting for Terrestrial Television Transmissions), a qual resultou do processo de normalização internacional desenvolvido no contexto do Projecto DVB.

Este projecto consiste num consórcio de entidades relacionadas com a Televisão, e visa definir normas técnicas para a distribuição global de televisão digital e serviços de dados associados.

Para além da Europa, a norma DVB-T, foi também adoptado por outros países a nível mundial (ver Figura 1).

 

 mapa-tv-digital.gif

Figura1 – Distribuição das tecnologias a nível mundial

 

O sistema básico definido pelas normas DVB é ilustrado na Figura 2 e é constituído por codificadores de áudio e vídeo, multiplexagem e transmissão digital dos dados multiplexados. Estes últimos constituem um fluxo de dados designado por Transport Stream (TS). Um único TS pode incluir vários programas de Televisão e canais áudio.

 

Figura 2 – Diagrama básico da DVB

 

O projecto Televisão Digital Terrestre (TDT), prevê para a estrutura sintáctica e a semântica dos dados comprimidos de áudio, vídeo e TS, a norma MPEG-4. No que respeita à componente vídeo, foi adoptada a codificação ITU-T H.264/MPEG-4 - Parte 10 (Advanced Video Coding), vulgarmente conhecida por H.264/AVC, a qual foi desenvolvida pelas duas principais organizações responsáveis pela normalização das técnicas de codificação de vídeo digital, a ITU-T Video Coding Experts Group (VCEG) e a ISO/IEC MPEG, que formaram uma parceria conhecida por Joint Video Team (JVT).

A ITU-T (ITU Telecommunication Standardization Sector) é um departamento da ITU (International Telecommunication Union) e o MPEG (Moving Picture Expert Group) é um grupo de trabalho conjunto das instituições ISO e IEC (International Organization for Standardization e International Eletrotechnical Comission).