Home Up Agradecimentos Referências Conteúdos

 

Norma DVB-T Norma MPEG-4 Norma H.264/AVC Modulação OFDM Rede

 

NORMA ITU-T H264/MPEG-4 - PARTE 10 (ADVANCED VIDEO CODING)

A primeira versão final da norma internacional H.264/AVC surgiu em Maio de 2003 e representou uma evolução significativa em relação às normas de codificação de vídeo existentes na altura (MPEG-2, H.263). Foi desenvolvida como resposta à crescente necessidade de aumentar a compressão de imagens em movimento para diferentes aplicações, tais como:

 

·     Teledifusão terrestre, em cabo coaxial, satélite, DSL;

·     Armazenamento interactivo ou em série em dispositivos ópticos e magnéticos, DVD;

·     Serviços de teleconferência sobre ISDN, Ethernet, LAN, DSL, redes Wireless e móveis;

·     Video-on-demand ou streaming de multimédia sobre ISDN, LAN, DSL, redes Wireless;

·     Serviços de mensagens multimédia (MMS) sobre ISDN, Ethernet, LAN, DSL, redes Wireless e móveis;

 

Para corresponder a esta necessidade de flexibilidade em relação a uma variedade de aplicações e redes, a arquitectura do H.264/AVC (ver Figura 4) inclui um bloco denominado Video Coding Layer (VCL), que tem como objectivo representar de forma eficiente o conteúdo do vídeo, e o Network Abstraction Layer (NAL), que formata a representação VCL do vídeo e disponibiliza informação (cabeçalhos) adequada para as diferentes camadas de transporte ou armazenamento de dados.

 

Figura 4 – Arquitectura do H.264/AVC

 

Esta norma possui uma série de vantagens em relação às suas antecessoras porque, de facto, o H.264/AVC pode oferecer alta eficiência em termos de largura de banda. Na sua fase inicial de desenvolvimento a eficiência duplicou a da norma MPEG-2, sem comprometer a qualidade de imagem, tendo melhorado esta relação nos subsequentes desenvolvimentos.

No entanto, esta eficiência requer um aumento da complexidade no processo de codificação como também no de descodificação, tanto em termos computacionais – sendo necessário hardware mais exigente, principalmente para o codificador – quanto em termos de complexidade de desenvolvimento, pois existem muito mais processos envolvidos e interdependências entre os mesmos.

A versão inicial da norma H.264/AVC estava, fundamentalmente, dedicada ao vídeo de “entretenimento” e, por este motivo, o vídeo de alta resolução, muito utilizado em ambiente profissional de edição e processamento, não foi incluído. Assim, de forma a contemplar um conjunto de aplicações ainda mais abrangente, foram desenvolvidas extensões da versão original, denominadas, inicialmente, por “Professional” Extensions e, mais tarde, por Fidelity Range Extensions (FRExt).