Home Up Agradecimentos Referências Conteúdos

 

Norma DVB-T Norma MPEG-4 Norma H.264/AVC Modulação OFDM Rede

 

MODULAÇÃO OFDM

Outra característica do DVB-T é a modulação OFDM, utilizando nas sub-portadoras modulação QPSK, 16QAM ou 64QAM.

A técnica de modulação OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing) surgiu como uma evolução da técnica convencional de Multiplexagem por Divisão de Frequência, FDM (Frequency Division Multiplexing), foi inicialmente proposta em 1968 e patenteada, nos Estados Unidos da América em 1970.

Num sistema convencional de transmissão, os símbolos são enviados em sequência através de uma única portadora, cujo espectro ocupa toda a faixa de frequência disponível. No entanto, a OFDM consiste na transmissão paralela de dados em diversas sub-portadoras, com modulação QAM ou PSK e com taxas de transmissão por sub-portadora tão baixas quanto maior for o número destas (ver Figura 5)

 

Figura5 – Transmissão OFDM

Num sistema OFDM, o espaçamento entre sub-portadoras é escolhido de forma que cada uma esteja centrada nos zeros das restantes, conforme é ilustrado na Figura 6. Por outras palavras, diz-se que neste caso existe ortogonalidade entre os sinais. Embora exista sobreposição dos espectros das sub-portadoras, é possível extrair cada um deles através de tratamento do sinal em banda de base.

 

Figura6 - Espaçamento entre portadoras OFDM

 

A combinação de OFDM com códigos de detecção e correcção de erros resulta na designação de Coded OFDM (COFDM).