Conclusões

 

A televisão digital surgiu com o objectivo de oferecer uma melhor qualidade de imagem e som, incluindo alta definição e permitindo interactividade. Percebe-se que a interactividade é a área que suscipta um maior interesse e tem tido um rápido desenvolvimento.

A norma de televisão digital mais consolidada e amplamente difundida, é o DVB. No entanto, aquela que é tecnologicamente mais avançada é a norma ISDB, pois responde melhor às necessidades de mobilidade e portabilidade.

Enquanto parte integrante de um sistema de televisão digital, existem plataformas middleware que, para além de oferecerem uma camada de abstracção que garante compatibilidade entre vários elementos, possibilitam o surgimento de diversas aplicações que possam tirar partido do sistema de televisão digital e implementar, sobretudo, interactividade.

A plataforma middleware mais consolidada e aquela que é amplamente adoptada é o MHP, tirando partido da consolidação do DVB. É aliás, a partir desta plataforma, que surge uma plataforma de especificações que visa garantir interoperabilidade para uma execução global das diferentes aplicações.

Como trabalho futuro, seria interessante estudar as novas plataformas de middleware que têm surgido, "exteriores" às principais normas de televisão digital.

Um agradecimento final ao Professor Fernando Pereira que, sempre que solicitado, prestou uma contribuição importante para esta investigação.

 

>> Referências