Principais Plataformas Middleware

 

Multimedia Home Platform

MHP

1 - Tecnologia

Multimedia Home Platform (MHP) é uma plataforma middleware aberta para televisão digital interactiva. Oferece uma Application Interface (API) acessível a todos os que desejam desenvolver aplicações interactivas, baseadas em Java e HTML, para receptores e televisões. O MHP foi especificado e desenvolvido pelo DVB Project e é usado na norma de televisão digital europeia (DVB). Foi desenhado para funcionar com todas as tecnologias de transmissão DVB, mas cedo surgiu a ideia de estender a interoperabilidade a outras normas de televisão digital. Esta ideia originou o Globally Executable MHP (GEM), uma plataforma que permite a outras organizações definirem especificações baseadas em MHP. A plataforma middleware MHP foi publicada pelo European Telecommunications Standards Institute (ETSI).

Aprofundando um pouco a estrutura e características do MHP, apresenta-se desde já uma figura que sintetiza a arquitectura de um receptor DVB com MHP.

Arquitectura MHP

Figura 2 – Arquitectura de um receptor DVB com MHP.

 

Começa por haver uma camada que oferece as funcionalidades básicas do DVB. Segue-se uma implementação da API fornecida pelo MHP e uma camada de protocolos de rede, que no entanto nem sempre fazem parte da implementação básica de um receptor DVB. No topo temos uma máquina virtual Java que executa as aplicações. O fabricante do receptor inclui uma aplicação residente, tipicamente conhecida como o navegador, que oferece uma interacção básica com o receptor.

Existem três versões do MHP publicadas pelo ETSI. Neste momento, a versão vigente é a 1.2. Segue-se uma imagem que ilustra os elementos e características de cada uma das três versões [9].

Versões MHP

Figura 3 – Elementos e características das três versões do MHP.

 

Duas importantes diferenças entre o MHP 1.0 e o MHP 1.1: a versão 1.1 permite a possibilidade de armazenar localmente aplicações e plugins recebidos por difusão, além do acréscimo da Digital Video Broadcasting HyperText Markup Language (DVB-HTML) API, uma interface de programação de aplicações baseadas em HTML. A grande diferença entre o MHP 1.1 e o MHP 1.2 é a adição de suporte para redes Internet Protocol (IP) de banda larga, como meio de transmissão do sinal digital de televisão (IPTV) [9].

Ao longo destas versões definiram-se várias especificações funcionais de modo a suportar um largo número de aplicações e receptores. Surgiram então três perfis, segundo essas especificações:

Segue-se uma imagem que sintetiza os três perfis.

Perfis MHP

Figura 4 – Os três perfis do MHP.

 

2 - Aplicações

As aplicações podem ser entregues através de um canal de difusão, juntamente com streams de áudio e video. Estas aplicações podem ser, por exemplo, informações de serviço, jogos, votação interactiva, e-mail, mensagens escritas, compras, etc. Para todas as aplicações interactivas remotamente é obviamente necessário um canal de retorno. De acordo com o que se anunciou anteriormente, estas aplicações só são possíveis nos perfis Interactive Broadcast Profile e Internet Access Profile. Este último perfil suporta aplicações Web (DVB-HTML), além de aplicações desenvolvidas em Java (DVB-J). Este perfil só foi disponibilizado na versão MHP 1.1. Todos os perfis possuem suporte para aplicações interactivas desenvolvidas com a DVB-J, que representa um conjunto de funções de alto nível, estruturas de dados e protocolos, que oferecem uma interface padrão para o desenvolvimento de software independente da plataforma de hardware [9].

 

3 - Licenciamento

Para aqueles que desejam implementar a plataforma MHP, existe um conjunto de aspectos relativos ao licenciamento que devem ser tidos em consideração. Estes aspectos dependem do sector da indústria que deseja implementar a plataforma MHP. Do ponto de vista técnico, os fabricantes de Set-Top Boxes e outros tipos de receptores são obrigados a usar o MHP Test Suite de forma a assegurar que a norma foi correctamente implementada. Ao cumprir com esta demanda, os fabricantes ganham o direito a usar a marca MHP o seus produtos, enquanto parceiro tecnológico, imprimindo um selo de confiança. É ainda necessário o pagamento de uma licença a quem possui os direitos de propriedade intelectual do MHP. Foi formada uma pool de patentes que é administrada pela Via Licensing [9].

 

>> Plataformas Middleware (DASE)