Principais Plataformas Middleware

 

Digital Television Application Environment

ATSC

1 - Tecnologia

Digital Television Application Software Environment (DASE) é uma plataforma middleware para televisão digital interactiva. Foi especificado e desenvolvido pelo ATSC e é usado no padrão de televisão digital americano (ATSC).

O sistema DASE interage com uma plataforma de serviços. O objectivo dessa interacção consiste em aceitar os fluxos do transporte difundidos, assim como as solicitações realizadas pelo utilizador da televisão digital. Desta forma, o sistema gera as saídas de vídeo e áudio para apresentar na televisão do utilizador. A plataforma de serviços fornece ao sistema DASE o hardware e o software necessários para o seu correcto funcionamento.

O DASE tem vindo a ser substituído pela Advanced Common Application (ACAP) e OpenCable Applications Platform (OCAP), nos Estados Unidos ds América. O ACAP é o resultado da harmonização das plataformas OCAP e DASE, que assegura compatibilidade entre as transmissões por cabo e terrestres. Tal como o OCAP, o ACAP é derivado do padrão MHP, por intermédio do GEM. O OCAP é voltado para as plataformas de televisão por cabo, e o principal objectivo da sua especificação é permitir que as aplicações sejam executadas em qualquer sistema dos Estados Unidos da América [10].

DASE Arquitectura

Figura 5 – Arquitectura ATSC-DASE.

 

2 - Aplicações

De forma similar ao MHP, o DASE também adopta modelos de aplicações baseados em Java e HTML (versão extendida). Permite ainda o uso de outras linguagens, como o JavaScript. No entanto, as plataformas middleware MHP e DASE não são compatíveis entre si [10].

 

3 - Licenciamento

No decurso desta investigação não se encontraram informações relativas ao licenciamento desta plataforma middleware.

 

>> Plataformas Middleware (ARIB)