logo

 

PROTECÇÃO DE CONTEÚDOS MULTIMÉDIA

 

 

Secure Digital Music Initiative (SDMI)

 


Define um standard aberto para o DRM áudio. Ao incorporar o DRM em versões de música compatível com SDMI, a indústria discográfica espera ser capaz de recuperar o controlo sobre a forma como a música é distribuída.
A especificação SDMI é construída em torno de dispositivos portáteis e media portátil, onde é possível armazenar conteúdo áudio protegido. A estratégia do grupo SDMI [2] envolveu duas fases. Em primeiro lugar, implementar um esquema de segurança digital usando watermarking, isto permitiria que a música fosse marcada de forma segura, sendo difícil de remover da fonte áudio esse mesmo mecanismo sem danificar o ficheiro em questão. A segunda etapa foi para garantir que os leitores não tocassem música que não fosse compatível com a marca SDMI.
A especificação contém as definições, os requisitos de aplicação e modelos de referência necessários para desenvolver e produzir aplicações SDMI complacentes e em dispositivos portáteis. Contém os seguintes componentes funcionais:

Aplicações – executam várias tarefas, tais como a importação de conteúdo, gestão de bibliotecas de música, a reprodução e gestão de direitos;

Portable Devices (PD) e Portable Media (PM) - armazenam o conteúdo protegido e reproduzem-no;

Licensed Compliant Modules (LCM) - actuam como interfaces e como tradutores para comunicação de aplicações e dispositivos portáteis (PM).

O corpo da especificação contém os requisitos para cada um dos componentes em detalhe, bem como os requisitos para interacção entre eles. Geralmente, a especificação requer que qualquer conteúdo, destinado para uso de um PD SDMI, seja sempre protegido após ser importado para uma aplicação SDMI ou LCM.
A tecnologia de rastreamento ainda está sob avaliação de modo a fornecer mecanismos que permitam reconhecer componentes SDMI de cópias ilegais. Esses componentes serão então recusar a importação, transferência, ou reprodução de conteúdo distribuído ilegalmente. A tecnologia de rastreamento será baseada em watermarking digital.
A Figura 5 mostra a arquitectura de um sistema SDMI, com um servidor, o dispositivo portátil de reprodução (PD), PM e interfaces LCM. Actualmente, está a ser avaliada a forma como o SDMI pode funcionar em dispositivos móveis como os telemóveis, usando o conceito SDMI e especificações PD.

sdmi

Figura 5 – Arquitectura SDMI