SISTEMAS DE WATERMARKING
Uma watermark ou marca d’água é um sinal permanente, incorporado em dados digitais (áudio, vídeo, imagem ou texto) que pode ser detectado, extraído e analisado posteriormente. Uma marca d’água deverá ser inseparável e resistente à manipulação dos dados, não degradando os mesmos.
A marca d’água digital é uma tecnologia que vem possibilitar o uso de informação através da Internet sem que os seus autores sejam lesados devido às cópias efectuadas e distribuição das mesmas. Esta tecnologia oferece um conjunto de vantagens onde o proprietário tem à sua disposição um meio de marcar os seus dados de forma invisível. Desta forma, um proprietário de um determinado tipo de conteúdo pode colocar online uma imagem ou vídeo, incorporando direitos de autor (Figura 1). Contudo, se por um lado o objectivo principal da marca d’água é ser suficientemente robusta aos ataques provenientes do exterior, não o deverá ser ao ponto de alterar os dados a proteger. Por outro lado, a intenção dos atacantes é remover a marca d’água sem danificar o conteúdo dos dados.
A marca d’água não é o mesmo que uma operação de cifra pois não restringe o acesso à informação, enquanto a cifra tem como intuito tornar os dados ininteligíveis para pessoas não autorizadas que pretendam aceder aos mesmos. Outra das diferenças reside no facto que, enquanto uma marca d’água é desenvolvida para estar presente permanentemente nos dados, na cifra, uma vez decifrados os dados, estes podem ser acedidos normalmente sem que haja resíduos da mesma no seu interior.
Figura 1 - Aplicações de Watermarking