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  • O método favorito por muita gente e mais cómodo para captura de imagem são as maquinas fotográficas com duas câmaras incorporadas a 6,5 centímetros de distância uma da outra simulando deste modo a distancia entre os dois olhos humanos, essas maquinas foram criadas já exclusivamente com o fim da captura 3D.


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Câmaras 3D


  • O efeito 3D também pode ser criado através do uso de duas câmaras separadas, esta técnica permite um ajuste da distância entre câmaras o que é importante quando a paisagem que se pretende fotografar se encontra mais longe, deste modo o aumento da distancia entre as duas permite melhorar a noção de profundidade mesmo que os objectos se encontrem muito longe no campo visual. Esta maquina são normalmente colocadas lado a lado numa slide bar e controladas por um cabo disparador duplo para garantir sincronismo. Este processo de captura tem o grande inconveniente de normalmente as maquinas terem um corpo com uma largura superior a 6,5 centímetros o que não permite colocar as lentes à distancia óptima.


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Captura de fotografia 3D com recurso a duas câmaras normais lado a lado.

  • O efeito 3D também pode ser criado apenas com uma câmara o que será sem duvida a solução mais barata mas também aquela com menor grau de eficiência e qualidade, lógico que não sendo tiradas as fotografias no mesmo momento em imagens com muito movimento é impossível com o uso de uma só câmara. Esse efeito pode ser criado de várias formas: Método Cha-Cha, em que o fotografo se inclina para a esquerda e depois para a direita, o que como é obvio é um método bastante ineficaz e propenso a erro.Para melhorar a captura pode-se recorrer a uma slide bar que permite manter a câmara absolutamente paralela entre fotos.


  • Outra hipótese para captura 3D é o uso de um Beam Splitter um sistema baseado em espelhos que permite capturar uma imagem dividida em duas, lado esquerdo e lado direito que simula estereoscopia, como é obvio ao colocar na mesma imagem os dois lados a resolução das imagens é diminuída para metade.


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Maquina fotográfica com Beam Splitter


Como é obvio a captura de video 3D não é muito diferente da captura de imagem sendo por isso todas as técnicas anteriormente usadas para o video 3D, como é obvio o uso de uma câmara de filmar apenas é ainda mais limitado pois video é movimento!

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Free Viewpoint Video


Este sistema necessita que a captura de imagem seja realizada por diversas câmaras que filmam a cena de diferentes ângulos, este forma de captura permite que seja possível viajar pela imagem conforme o angulo pelo qual se está a olhar para o monitor, este será então a melhor experiência 3D ao nosso dispor.