James Cameron junto à tecnologia usada em Avatar
1611 - Johannes Kepler publica artigo onde descreve em detalhes a teoria da visão estéreo baseada nas projecções dos raios luminosos nos olhos;
1838 - Sir Charles Wheatstone inventa estereoscópio;
1848 - David Brewster melhora estereoscópio de Sir Charles Wheatstone e comercializa o produto vendendo mais de 250mil exemplares transformando a estereoscopia num hobbie;
Século 18 - Surge primeiros anaglifos para ver imagens 3D;
1922 - Exibição do primeiro filme em 3D - “The Power of Love” - realizado e produzido por Harry K. Fairall em Los Angeles;
Década de 50 - Dá-se o Boom relativo de popularidade com os filmes “Bwana Devil” e “House of Wax”, essa popularidade leva a que o fenómeno 3D se propagasse;
- Aparecem no mercado as primeiras câmaras fotográficas 3D.;
Década de 80 - Devido ao alto custo e a fadiga visual provocada a tecnologia 3D perdeu relevo durante algum tempo reaparecendo nessa década com filmes como “Tubarão 3D”;
2000 - Inicio do novo milénio leva o 3D a ganhar um lugar de destaque no cinema com os sucessos de “Polar Express” e “Chicken Little”;
2009 - O cinema digital 3D ganha maior força, surgindo “Avatar” que sendo o filme com maior receita de bilheteira de sempre mostrando ao mundo todas as potencialidades da tecnologia 3D;
2010 - Primeira emissão de canais em 3D na Coreia do Sul;
- Samsung lança a primeira televisão preparada para 3D;
2011 - Nintendo lança a primeira consola 3D, a 3DS;
Desde a decada de 50 que o mais comum nos cinemas é o uso de óculos polarizados, mas foram surgindo no mercado diversas tecnologias como Dolby 3D e Imax 3D.
Ao nível de televisão o facto de não existir uma tecnologia padrão não permitiu até ao momento a difusão dessa tecnologia em todos os lares, sendo que neste momento alguns canais resolveram apostar forte no 3D, principalmente ao nível das transmissões desportivas, como por exemplo no Open de Wimbledon em ténis que este ano vai ser transmitido integralmente em 3D, desde o inicio do século XXI foram inúmeros aparelhos de televisores que permitem a visualização 3D com o uso dos óculos obturadores de cristal líquido (shutter glasses).