Mercado e Futuro

     A maior oferta de 3D no mercado na actualidade é a de óculos obturadores (shutter glasses).

     Preços de 3D TV em Portugal variam, por exemplo, na FNAC de 900 a 5400€ havendo opções de muito variados preços nesta gama.

     Embora 3DTV’s sejam colocadas à venda por todo o mundo, o mercado de 3DTV está a crescer bem mais devagar que o esperado e espera-se que a tecnologia não se torne maioritariamente adquirida pelos utilizadores até pelo menos 2014, segundo os últimos dados da DisplaySearch.

     Enquanto os fabricantes têm planos ousados e muitos novos produtos, os consumidores permanecem cautelosos. Diz Paul Gray, director da TV Electronics Research da DisplaySearch: “Foi dito aos consumidores que 3D TV é o futuro mas ainda existe um enorme salto de preço e pouco conteúdo 3D para visualizar”.

     Os dados dizem também que as vendas de óculos 3D foram muito baixas na Europa Ocidental.

     Espera-se que nos próximos anos existam cortes de preços e que à medida que a competição se acentua no mercado, a tecnologia evolua e mais conteúdo 3D seja disponibilizado, resolvendo em grande parte os problemas de crescimento do sector.

     De acordo com a empresa de estudos de mercado DisplaySearch, o mercado de 3D TV irá expandir-se para um mercado de 17 mil milhões de dólares, com vendas a aumentar de 200 mil em 2009 para 64 milhões em 2018.

     O mercado actual de 3D TV prevê que será o 3D sem óculos a tecnologia a vingar no futuro e o “boom” recente no interesse de visualização de conteúdos televisivos 3D já está a alimentar a necessidade de produzir 3D TV’s sem óculos.

     Os fabricantes sabem que a vasta maioria das pessoas não está preparada para aceitar a necessidade de utilizar óculos 3D, no entanto, continuam a desenvolver tecnologia de 3D com óculos.

      A razão é que os fabricantes estão tão convencidos do potencial que a aceitação em massa da 3D TV terá no futuro que estão dispostos a perder dinheiro agora para obterem uma vantagem competitiva mais tarde. Embora relatórios recentes indicarem baixas vendas para televisores 3D, o facto é que os televisores 3D estão a vender-se a ritmos baixos mas de forma constante e o interesse do público neste tipo de televisores permanece elevado.

      O futuro é provavelmente ter 3D TV sem óculos a preços acessíveis no horizonte. Pode ser um futuro de médio ou até de longo prazo, mas constituirá uma nova era de entretenimento em casa.

      Isto, antes que se consiga chegar em casa dos utilizadores a este ponto: