Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

1. INTRODUÇÃO

 

1.1. Motivação

 

Estamos actualmente a presenciar uma mudança no conceito de televisão, tanto ao nível dos serviços fornecidos como ao nível das experiências percepcionadas pelo utilizador. A crescente expansão da internet tem vindo a revolucionar o mundo do audiovisual e multimédia. A possibilidade de difusão de informação a uma escala mundial proporcionada pela internet tem revolucionado várias áreas e a televisão não se encontra alheia a esta mudança.
A televisão analógica está gradualmente a ser substituída pela digital e o mais recente e talvez mais emocionante método de transmissão é designado por Televisão sobre IP ou IPTV. A IPTV consiste na transmissão de televisão sobre uma rede de telecomunicações baseada no protocolo IP (Internet Protocol). A grande atracção deste novo serviço de televisão é a interactividade impulsionada pela rede IP, que permite ao utilizador uma maior interacção.
Ao contrário dos sistemas de TV convencional em que o sinal é recebido por antena ou por cabo, neste sistema de transmissão de TV digital sobre IP, o sinal é recebido através da Internet, e descodificado numa set-top box (STP) antes de ser reproduzido no televisor.
O conceito começa agora a apresentar-se de forma mais veemente pois a tecnologia tem vindo a atingir níveis de qualidade de serviço (QoS) bastante satisfatórios devido à evolução das larguras de banda disponíveis no acesso e também devidos a melhorias nas técnicas de compressão (áudio/vídeo).
A IPTV apresenta-se assim como uma tecnologia orientada ao utilizador, deixando este de estar limitado aos conteúdos disponibilizados em tempo real devido à interactividade que se estabelece.

 

 

1.2. Contextualização Histórica

 

A televisão transmitida através da internet não é um conceito recente uma vez que a primeira emissão feita neste formato foi em 1994 pela ABC´s World News Now.
O termo IPTV surge em 1995 com a fundação da Precept Software por Judith Estrin e Bill Carrico. Esta empresa foi adquirida em 1998 pela Cisco Systems, que detém nos dias correntes a marca IPTV.
No ano 2000, várias marcas começaram a planear serviços em IPTV sobre ADSL e apenas em 2006 a IPTV chegou a Portugal pela Clix e um ano mais tarde pela PT Comunicações. Actualmente também a ZON Multimédia e a Vodafone apresentam ofertas de IPTV pelo que a concorrência no mercado nacional tem vindo a aumentar.

 

 

1.3. WebTV vs IPTV

 

Muitas pessoas tendem a confundir IPTV com WebTV. Entre estas não existe qualquer tipo de relação, sendo as suas principais diferenças listadas em seguida:

  • Plataformas diferentes;
  • Alcance Geográfico;
  • Propriedade da infra-estrutura da rede;
  • Mecanismo de acesso;
  • Custos;
  • Metodologias de generalização de conteúdos.