Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

5. TECNOLOGIAS: SERVIÇOS

 

 

5.1. Serviços

 

Uma vez que a interactividade é a principal característica deste serviço, espera-se que os serviços apresentados venham dar grande ênfase a este aspecto.
Comecemos por referir que do lado do consumidor o aparelho que possibilita toda esta mecânica é uma STB. Através desta é possível ao utilizador aceder aos conteúdos e controlar o acesso a determinados conteúdos do sistema IPTV, tornando-o num sistema bidireccional.

5.1.1. Metadados

Metadados são informação que resumem, enriquecem ou complementam os objectos ou serviços referenciados, produzindo assim um potencial incremento de informação [8]. Em IPTV os metadados estão relacionados essencialmente com o guia de programação. Este guia permite navegar facilmente e aceder a conteúdos que de outra forma seriam complicados de aceder devido ao seu número elevado. Este guia permite não só a navegação de canais mas também o agendamento de gravações na memória interna da STB.

5.1.2. Time Shift TV

Esta funcionalidade permite ao utilizador pausar, avançar ou retroceder a emissão. Caso um utilizador ligue a TV a meio de um programa, esta funcionalidade permite também requisitar que o referido programa comece de início. Convém referir que a opção de avançar a emissão apenas se encontra presente em conteúdos previamente gravados na STB.

5.1.3. Network Personal Video Recorder

Trata-se de uma função avançada de gravação que permite ao utilizador pedir a gravação de programas à rede. Um exemplo prático será o do pedido por parte do utilizador da gravação de uma série e a rede automaticamente grava todos os episódios da temporada corrente sem o utilizador precisar de efectuar o pedido episódio a episódio.

5.1.4. Video on Demand (VoD)

Trata-se de um clube de vídeo virtual onde o utilizador acede a uma listagem de filmes disponíveis na rede e escolhe aquele que quer visionar. Este serviço é pós-pago e normalmente é apresentado na factura mensal do cliente.

5.1.5. Favoritos

Este serviço permite ao utilizador criar listas com os seus programas preferidos. Nesta lista podem constar programas da grelha normal de programação ou itens gravados. Esta lista permite ao utilizador fácil acesso aos seus programas de eleição e permite também um aviso por parte do fornecedor do serviço sempre que um destes programas esteja prestes a começar.

5.1.6. Jogos e Música

Será um serviço focado num público mais jovem onde o fornecedor disponibiliza uma série de jogos que o utilizador pode escolher e jogar em rede.

5.1.7. Videoconferência

Explorando as capacidades do protocolo IP, no qual assenta este sistema, os operadores poderão oferecer um serviço que cria uma sala virtual, onde os utilizadores, além de poderem comunicar entre si, terão a possibilidade de partilhar ficheiros (música, filmes, fotografias).

5.1.8. Publicidade

Num mundo onde a oferta de programas e canais é cada vez maior o conceito de publicidade tem de mudar. De modo a captar a atenção dos espectadores a publicidade poderá começar a ser apresentada dentro dos programas. Com o serviço IPTV os operadores podem oferecer a possibilidade de por exemplo, ao visionar um produto, o espectador ter opção imediata de compra. Dado que em IPTV o utilizador envia informação ao fornecedor do serviço a publicidade pode também ser adequada aos gostos do utilizador.

 

 

5.2. Qualidade de Serviço

 

É fundamental que todos os serviços descritos apresentem um nível de qualidade satisfatório para o consumidor.
Deste modo devemos distinguir entre QoE e QoS. Enquanto que o primeiro se foca na qualidade de experiência obtida com a utililzação do serviço, o segundo foca-se na qualidade do ponto de vista da rede. Para a rede são importantes conceitos como perda de pacotes, atraso, jitter e largura de banda.
QoS e QoE

 

 

 


Figura 8 – Relação entre QoS e QoE