6. Modelo de Negócio
Os fornecedores de internet viram na IPTV o serviço ideal para expandir os seus negócios. Assim nasceram pacotes de serviços como o Triple Play, o Quadruple Play, entre outros que combinam serviços de voz fixa/móvel, Internet fixa/móvel e também televisão [9]. Dada a competitividade do mercado, esta foi a solução encontrada pelos operadores para aumentarem as suas cotas de mercado e receitas, oferecendo aos clientes serviços bastante variados, e em constante evolução.
Com um sistema interactivo como a IPTV, os operadores criaram serviços, em que alguns tentaram aproximar o serviço de televisão equivalente ao serviço internet, como por exemplo consulta de notícias, ou até visualizar as suas contas do facebook ou twiter, e ainda serviços de entretenimento, como jogos e música, mas também serviços pagos como o VoD e ainda a compra de canais avulso ou conjuntos de canais temáticos para juntar aos pacotes de canais existentes disponíveis aos clientes quando subscrevem o serviço IPTV. Outros serviços que apareceram posteriormente como o Digital Video Recorder (DVR) serviço que permite a gravação de conteúdos em formato digital, para a qualquer altura serem acedidos, ou ainda o Time Shifting que tem como funcionalidade é permitir ao utilizador fazer pause ou rewind a programas transmitidos em directo [10].
A publicidade direccionada ao cliente é um modelo de negócio cada vez mais implementado pelas operadoras, que consiste em analisar a informação inerente ao cliente como por exemplo canais e programas preferidos, género de filmes alugados e horário habitual de uso do sistema, que permite ao operador direccionar e vender com mais qualidade um serviço que agrade ao cliente.
A receita gerada pelos subscritores dos serviços é distribuída pelo operador e pelos fornecedores de conteúdos.
A IPTV apresenta modelos de negócios atractivos, e a prova disso é que o o número subscritores do serviço tem vindo a aumentar (ver figura 1). Consequentemente, espera-se que a perspectiva de lucro cresça mais que o numero de subscritores, devido ao aumento do Average Revenue Per User (ARPU) [11].
Figura 10 – Numero de subscritores mundial de serviço IPTV
IPTV Menu
- 1.Introdução
- 1.1.Motivação
- 1.2.Contextualização Histórica
- 1.3.WebTV vs IPTV
- 2.Arquitectura de Rede
- 2.1.Cabeça de Rede
- 2.2.Transporte
- 2.3.Casa do Cliente
- 3.Tecnologias: Compressão\Codificação
- 4.Tecnologias: Transporte
- 4.1.xDSL
- 4.2.DOCSIS
- 4.3.Fibra
- 4.4.Protocolos da Internet em IPTV
- 5.Tecnologias: Serviços
- 5.1.Serviços
- 5.2.Qualidade de Serviço
- 6.Modelo de Negócio
- 7.IPTV no contexto Nacional
- 8.Evoluções Futuras
- 9.Agradecimentos
- 10.Referências
