Normas de codificação de vídeo

Futuro

Dado o consumo crescente de vídeo na Internet e a exigência cada vez maior, por parte dos seus consumidores, em melhor qualidade e obter maiores resoluções, surge a necessidade de evolução das actuais normas de codificação de vídeo.

A norma HEVC (High Efficiency Video Coding) está a ser desenvolvida pelo grupo JCT-VC (Joint Collaborative Team on Video Coding), que deriva da junção entre o grupo MPEG e o grupo VCEG. Esta norma, ainda em desenvolvimento, será a sucessora da norma H.264/AVC [8].

O objectivo desta norma é conseguir atingir grandes aumentos dos factores de compressão, face às normas existentes. Neste sentido, esta norma pretende obter metade do débito binário, para a mesma qualidade subjectiva, quando comparada com o actual H.261/AVC, à custa de maior complexidade computacional. A sua estrutura permitirá que para diversas aplicações, com requisitos diferentes, seja possível adaptar diferentes ferramentas, de modo a ser feito o trade off entre complexidade computacional, factores de compressão, robustez a erros e tempo de atraso necessário [8].

A norma pretende ser adoptada para conteúdos apresentados em ecrãs HDTV e conteúdos com resoluções entre QVGA (320x240) e ultra HDTV (7680x4320), bem como melhorar a qualidade de imagem descodificada. As suas ferramentas derivam de inovações tecnológicas aplicadas a algumas ferramentas já existentes em codecs actuais, bem como de novas técnicas como a utilização de Super-Macroblocos (64x64), novos filtros para blocos, codificação do erro de predição adaptativa no domínio do espaço e da frequência, entre outros [8].

O prazo para o lançamento previsto desta norma é em Julho de 2012, sendo a versão final publicada por volta de Janeiro de 2013 [8].