logo    
 
   
 
 
 
Normas utilizadas
 
As normas associadas à TV-3D, como é natural, baseiam-se fortemente nas normas associadas à difusão 2D, dado que partilham muitas características técnicas. Nesta secção olhamos em particular para as normas DVB 3D-TV, MPEG-2 e MPEG-4.
 
         
         
 
 AAC
 

O Advanced Audio Coding (AAC) faz parte das especificações das normas MPEG-2 e MPEG-4, e consiste num algoritmo de compressão e codificação de áudio. O codec explora principalmente a irrelevância, eliminando os sons que, perceptivamente, o sistema auditivo humano não é capaz de ouvir. Por exemplo, sons que não se encontram dentro da banda audível ou que são mascarados por sons noutras frequências com muito maior intensidade.

Este codec possibilita maior qualidade transparente de som em relação ao seu predecessor, o MPEG-1 Audio Layer 3 (MP3), principalmente devido às seguintes características:

 

• Mais frequências de amostragem (8-96 KHz) do que o MP3 (16-48 KHz);

• Mais canais (1-48) do que o MP3 (até 2);

• Melhor algoritmo de codificação do que o MP3, principalmente na zona de altas frequências audíveis (a partir dos 16KHz).

 

Uma das propriedades que torna o este codec bastante interessante para a emissão em conjunto com vídeo 3D é sem dúvida a multiplicidade de canais. Esta característica permite que o som seja direcionado para várias colunas, ajudando a criar o efeito de espacialidade, essencial no principal objectivo do 3D: a imersão do espectador.

O AAC tem várias variantes, que diferem essencialmente na complexidade computacional requerida para as implementar, sendo que a mais usada pelos emissores de DVB é a HE-AAC (High Efficiency AAC).