logo    
 
   
 
 
 
Normas utilizadas
 
As normas associadas à TV-3D, como é natural, baseiam-se fortemente nas normas associadas à difusão 2D, dado que partilham muitas características técnicas. Nesta secção olhamos em particular para as normas DVB 3D-TV, MPEG-2 e MPEG-4.
 
         
         
 
 H.262/MPEG-2
 
   

A norma H.262/MPEG-2 é um standard da ISO (ISO/IEC 13818-2) de compressão e codificação de vídeo. As imagens (frames) são captadas a um ritmo de 25 por segundo (na Europa). Por cada frame são gerados sem compressão 6220800 bytes (1920x1080x3), que contêm a informação da luminância e das duas crominâncias de cada pixel.

Para facilitar o processamento de imagem, esta é dividida em "blocos lógicos". Os pixéis são agrupados em grupos de 64 (8x8) chamados blocos. Os blocos, por sua vez, são agrupados em grupos de 4 (2x2), chamados macroblocos. Uma imagem é, portanto, constituída por conjuntos de macroblocos. Esses macroblocos são codificados de forma agrupada em slices, quer na vertical, horizontal ou ambas.

Para diminuir a informação gerada, os frames são comprimidos em três tipos de tramas: I (intra), P (predictive) e B (bidirectionall-predicted). A um conjunto de frames entre duas tramas I (incluindo a primeira) dá-se o nome de group of pictures (GOP).

 
   
 

As tramas I resultam da compressão simples de uma frame completa. Já as tramas P e B exploram ambas a redundância temporal das imagens, pois a informação que ambas carregam tem por base as tramas P e I. No caso das tramas P, estas só geram o seu conteúdo com base em tramas I e P anteriormente geradas. As tramas B geram o seu conteúdo a partir de tramas I e P geradas tanto anteriormente como posteriormente. Um exemplo de um GOP típico é IBBPBBPBBPBB. Um outro exemplo de sequências de tramas é apresentado na figura ao lado.

 

Este método permite uma compressão significativa da informação transportada, já que permite que não seja enviada informação repetida (redundância espacial e temporal) ou que não seja detectada pelo sistema visual humano. Um processo de descodificação inverso ao descrito anteriormente encarrega-se de produzir as imagens que serão apresentadas no ecrã.

A norma H.262/MPEG-2 tem um perfil dedicado à codificação 3D (MPEG-2 Multiview Profile). No entanto, por não ser o mais indicado para a codificação deste tipo de gravação vídeo, não teve grande sucesso.