Introdução
Actualmente, apesar de existirem inúmeros sistemas de transmissão de imagem, vídeo e música, a televisão continua a ser um dos maiores sucessos junto do público.
Hoje em dia, na era das tecnologias, a televisão continua a usar o mesmo modelo de serviço que foi utilizado para o seu lançamento no século XX. Este modelo consiste resumidamente em distribuir um sinal audiovisual.
Apesar de várias tentativas de introdução de maior resolução espacial, o serviço prestado pela televisão não sofreu mudanças desde o lançamento da televisão a cores devido à compatibilidade que teria que ter com os sistemas que já estavam a ser prestados e os custos que teria esta nova tecnologia.
Contudo, já não existe motivação para continuar a utilizar sinais analógicos. A utilização de sinais digitais permite ultrapassar os problemas causados pelo ruído que estão presentes nos meios de transmissão, facilita a aplicação técnica de processamento digital e facilita a integração de diversos dados, bem como de mecanismos de autenticação, de encriptação e de informação adicional sobre o conteúdo dos sinais .
A Televisão Digital Terrestre é a designação atribuída ao sistema de televisão digital difundida por via hertziana ou terrestre, baseado na norma DVB-T, que vem substituir o actual sistema analógico terrestre, e que proporcionará através de uma maior eficiência, mais serviços, com melhor qualidade e adicionalmente a possibilidade de serviços interativos e recepção de conteúdos em Alta-Definição.
A mudança para a TDT é um processo natural devido à evolução tecnológica, por isso na generalidade todos os países do mundo aderiram devido às suas vantagens, pois permite mais e melhores serviços de televisão.
Em Portugal, e na maioria da Europa, a transição para o digital estará concluída até ao final deste ano, altura em que deixará de haver transmissão analógica de televisão. Nos Estados Unidos da América, o fim da transmissão de televisão analógica foi feito em 2009.
Mude para a TDT