ALTERNATIVAS À TDT
Neste momento, esta tecnologia é muito recente, como se viu anteriormente foram encerrados os serviços de difusão de televisão em formato analógico em Portugal há pouco tempo.
Uma das poucas alternativas actualmente existem à TDT, é a IPTV. Esta surgiu em Portugal em 2006, com o serviço SmarTV da Optimus Clix, para além desta operadora existem mais três no mercado português (Meo e Vodafone) .
Em relação à TDT, a IPTV tem a vantagem de: integração e convergência digital; possibilita a construção de redes domésticas para compartilhar conteúdo multimédia através de dispositivos diferentes; facilita a implementação de “Video On Demand” de serviços; e usa melhores padrões de compressão].
Apesar disso, esta tecnologia continua a ter algumas desvantagens: o seu sistema é baseado no protocolo IP apresentando limitações em termos de atraso e perda de pacotes, se a ligação de suporte não for suficientemente rápida; a adopção deste sistema foi muito lenta; a privacidade (segurança na rede IP); televisão com a subscrição de canais, o que implica o pagamento de uma mensalidade.