Modelos de negócio
Os modelos de negócios lançados em Portugal consistiram no lançamento, por parte da Portugal Telecom, de 3 pacotes diferentes com conteúdos diferentes que vão desde o Meo DT Light a Meo DT Total, com 18 e 49 canais respectivamente. Sucede-se que o mercado teve uma reacção bastante diferente à espectável na proposta de Zeinal Bava, ficando-se principalmente pelos descodificadores simples e os 4 canais em sinal aberto. Em face deste imprevisto e de acordo com o Diário Económico, a PT desiste da TDT paga, pondo de parte estes pacotes inicialmente sugeridos.
Como se viu anteriormente, outros países adoptaram medidas semelhantes, oferecendo pacotes especiais com conteúdos extras a utilizadores que pretendessem visualizar mais que o pacote genérico de canais em aberto.
Tem-se então dois modelos de negócios muito distintos: uma plataforma de canais abertos, sustentados por receitas publicitárias e financiamento público e outra plataforma com canais em canal fechado, sustentados financeiramente pelos assinantes destes mesmos canais.
Existem ainda alguns casos de Pay-Per-View em alguns países, nos quais se paga pelo acesso a um dado conteúdo durante um período limitado de tempo, como por exemplo um filme ou acesso a um jogo de futebol. Ao contrário de uma assinatura,este trata-se dum pagamento pontual e não é vinculativo.