Conforme foi referido anteriormente, os formatos de áudio que são falados neste artigo descartam informação do sinal original aquando da codificação, o que justifica fazer a distinção entre as duas formas de codificação – Lossy e Lossless:
Lossy – Quando não há exigências profundas ao nível de qualidade do áudio, há a opção de não codificar informação que seja fora dos limiares atrás descritos. Dessa forma, este tipo algoritmo permite factores de compressão elevados mantendo o compromisso entre a qualidade e a dimensão do sinal. Este método de codificação é popular por exemplo quando há necessidade de poupar espaço de armazenamento
Lossless – Quando é importante que o sinal codificado mantenha as características originais, este tipo de algoritmo é o escolhido. A taxa de compressão é relativamente baixa, mas tem-se a garantia de que o sinal depois de descodificado é matematicamente igual ao sinal original. Tipicamente é utilizado em ambiente profissional, em que depois de captado o sinal é editado e formatado para um fim específico. Esclarecidas as diferenças entre os algoritmos lossless e lossy, realça-se que os algoritmos de codificação comparados são ambos lossy.
53088 – João Costa, jmcst<at>yahoo.com;
55276 – Diogo Lucas, diogodiaslucas<at>gmail.com;
70666 - Stephane Fernandes, saf_jsf<at>hotmail.com;