A televisão interactiva está cada vez mais acessível a toda a população e por isso, tem todo o interesse estudar o seu impacto social na sociedade, o seu papel como meio de info-exclusão ou inclusão social.
TV interactiva como meio de info-exclusão
A info-exclusão (inacessibilidade à tecnologia) pode criar desigualdades ao nível económico e social. A iTV, ao ser uma ferramenta que possibilita a interacção social e o acesso à informação e a novos modelos de negócio, também pode representar um meio de info-exclusão.
A falta de conhecimentos para a usar e a incapacidade financeira para poder ter acesso à tecnologia serão os principais responsáveis.
A união europeia, preocupada com a info-exclusão lançou no ano 2000 o programa eEurope e mais recentemente o i2010 com metas bem definidas para promover a contribuição positiva que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem dar para a economia, sociedade e qualidade de vida pessoal.
TV interactiva como meio de inclusão social
A iTV também tem sido vista como uma ferramenta com imensas potencialidades na interacção social, promoção de bem-estar e cuidados de saúde onde já se apresentam algumas iniciativas neste campo. O iNeighbour TV13 é uma delas, em que o principal objectivo é promover cuidados de saúde e interacção social entre os cidadãos idosos.
Os vários fornecedores já oferecem formas de interagir com as redes sociais, como a votação de conteúdos (gosto)14 da ZON ou até a criação de uma rede social específica para iTV, como o Meo Kanal da Meo que permite a partilha de vídeos e fotografias com familiares, amigos e com a comunidade Meo.
A iTV poderá existir como uma ferramenta de coesão social mas será necessário criatividade e uma aposta nesse tipo de serviços por parte dos fornecedores e empresas do sector e, mais importante, do consumidor.