Para usufruir dos serviços de TV interativa contemporâneos, é necessário o uso de uma Set-Top Box (STB), além da própria televisão. Este aparelho, além de descodificar os canais digitais, permite interagir com o conteúdo televisivo de diversas formas.
Set-Top Boxes (STBs)
Em Portugal as STBs da ZON e da MEO possuem discos rígidos internos que permitem a gravação de programas televisivos, incluindo agendamento, pausa e recomeço do programa. A saída de sinal é efetuada através de porta HDMI, que permite a transmissão de som e imagem digital em alta definição. As STBs possuem ainda a capacidade de processamento adequada para descodificar o sinal digital, assim como para a utilização do software que permite a gestão e o acesso aos diversos serviços disponibilizados, tais como VoD, EPG, widgets, entre outros.

Box e comando do serviço ZON Iris

Meobox
A facilidade de uso e funcionalidades do software presente nas STBs é motivo de concorrência forte entre as empresas, do mesmo modo que são os próprios serviços disponibilizados.
Nos outros países, são disponibilizadas STBs com características semelhantes, uma evidência de que Portugal conseguiu recuperar com sucesso o atraso no que diz respeito aos serviços de televisão. No entanto, existem países onde é disponibilizada uma maior oferta de canais HD (alta-definição).
Aplicações interactivas
Existem duas possibilidades de interação com o conteúdo televisivo, uma é feita sem canal de retorno, isto é, todo a informação é enviada para o utilizador e este escolhe o que quer assistir, controlando a STB. A outra possibilidade envolve um canal de retorno, sendo que deste modo o utilizador faz um pedido e a informação pedida é enviada para o STB do utilizador.
Um exemplo deste método é o Video on Demand, onde apenas o filme requerido pelo utilizador é transmitido, se todo o catálogo de filmes fosse transmitido constantemente, verificar-se-ia um incomportável desperdício de largura de banda! Originalmente o canal de retorno era o telefone, mas atualmente são utilizados diretamente os serviços de banda larga disponibilizados pelos operadores.
Algumas aplicações populares:
• Video on Demand (VoD): Funciona como um videoclube “instantâneo”. O utilizador escolhe o filme que quer ver no catálogo disponibilizado e imediatamente tem acesso ao filme.

Exemplo de serviço de Video on Demand
• Electronic Programming Guide (EPG): O utilizador pode consultar na televisão a programação dos canais subscritos e informação acerca dos mesmos.
• Gravação: O utilizador pode gravar programas no disco rígido da STB, incluindo a possibilidade de agendamento. Alguns fornecedores permitem o programa atualmente a ser transmitido possa ser pausado e posteriormente retomado.
• Widgets: Várias aplicações são apresentadas na televisão e geralmente fazem uso da ligação à internet. O utilizador pode ter acesso ao estado do tempo, cotações da bolsa, etc.

Widgets e interacção com a Internet
Muitas outras aplicações existem e ainda mais se encontram em desenvolvimento. A inclinação é para cada vez mais se usufruir da ligação à Internet, incorporar as redes sociais, de modo a que a própria televisão se torne uma experiência social.
O serviço MEO já permite aos utilizadores criarem o seu próprio canal de televisão.