Em 2001, a TV Cabo disponibilizava no mercado um serviço de televisão interactiva via cabo que possibilitava a gravação de vídeo digital DVR integrada numa Set-Top-Box. Esta tecnologia aparecia como uma novidade, não só para o mercado português, mas também para o mercado mundial. Tudo isto, graças a uma parceria entre a TV Cabo, Microsoft e Octal.
Actualmente em Portugal para ter acesso a maiores potencialidades da iTV, é necessário ser assinante de um serviço de televisão por subscrição. Neste momento existem 7 prestadores de serviço registados na ANACOM, dois dos quais dominam 88.9% do mercado (Grupo ZON/TV Cabo, PT Comunicações).

Apesar desta discrepância, a maior parte dos prestadores de serviços começam a estar equilibrados em relação à qualidade do serviço que é oferecido. Isto leva a criar novas formas de diferenciação, e neste caso a iTV tem sido uma opção para atrair novos clientes, com funcionalidades como restart tv, gravação, jogos, aluguer de filmes e músicas, visualização de programas que já tenham sido transmitidos…
Mas a iTV pode ser aproveitada, não só para atrair potenciais clientes, como também para fins publicitários. A partir desta ideia surgiu a publicidade interactiva que pretende incentivar a interacção entre o público e o anúncio.
É possível dividir os anúncios interactivos nas seguintes categorias:
• Anúncios Interactivos:
- Anúncio convencional: Utilizam spots que já foram exibidos na televisão e limitam-se a incorporar uma aplicação interactiva ou produzem spots específicos para a campanha interactiva.
- Aplicação interactiva: É criada uma aplicação interactiva para que sejam executadas acções específicas como, pedidos de informação, consulta de catálogos, participação em sorteios e concursos, etc.
• Quizz: Aplicações destinadas a permitir o utilizador a participar em concursos.
• T-Commerce: Comprar produtos sem deixar de ver o programa televisivo a partir da televisão. Existem dois tipos:
- Merchandising: São vendidos produtos próprios do programa em exibição o Product Placement: Venda de produtos num determinado programa, evento desportivo, musical, etc.
- Banners: Os mesmos usados para páginas web, adaptados para televisão.
Vídeo que demonstra as possibilidades do comércio interactivo
• TV Lojas: Lojas virtuais, desde permanentes a pontuais.
• TV site: Aplicação interactiva acessível 24 horas por dia na qual se comunica as características e funcionalidades de um ou vários produtos, em função do critério editorial do anunciante.

Cartoon alusivo ao comérico pela ITV