O UDP envia o fluxo de dados como uma série de pequenos pacotes. Sendo simples e eficiente não existe no entanto um mecanismo dentro do protocolo para garantir a entrega. Esta perda de pacotes pode implicar que a transmissão tenha diversas quebras sem que o emissor tenha conhecimento.
O RTP e o RTCP foram projectados especificamente para streaming de média através de redes. RTSP corre sobre uma variedade de protocolos de transporte, enquanto o RTP é construído a partir de UDP.
Em protocolos com garantia de entrega como o TCP embora seja garantida e entrega dos pactos de dados a sua implementação torna-se mais complexa, isto também significa que, quando existem perdas de dados na rede é possível retransmitir os pacotes que faltam, no entanto este facto causa atraso na recepção. Os clientes podem minimizar este efeito pelo uso do buffer de dados para visualização no entanto em transmissões em directo o uso do buffer pode causar atrasos e acima de 200ms o que por exemplo numa videoconferência pode tornar a comunicação impossível.
Os protocolos Unicast enviam uma cópia separada do fluxo de dados do servidor para cada destinatário. Unicast é a norma para a maioria das conexões de Internet, mas não escala bem quando muitos utilizadores querem ver o mesmo conteúdo simultaneamente, um exemplo de como o conteúdo é enviado pode ser visto na figura 2
Os protocolos de Multicast foram desenvolvidos para reduzir as cargas de servidor/rede resultantes de fluxos de dados duplicados que ocorrem quando vários destinatários recebem fluxos unicast de conteúdo independente. Estes protocolos enviam um único fluxo a partir da fonte para um grupo de receptores. Dependendo da estrutura de rede e do tipo, a transmissão multicast pode ou não ser exequível. Uma desvantagem potencial de multicasting é a perda de funcionalidades em VOD. Ao fluxo de dados normalmente opõe-se a capacidade do receptor para controlar a reprodução. No entanto, este problema pode ser mitigado por elementos tais como servidores de cache, digital set-top boxes e buffer de media players.