Armazenamento
Com o aparecimento de Televisores e ecrãs com capacidade de reproduzir em alta definição, surgiram também formatos físicos para armazenamento deste formato.
HD-DVD
O formato HD-DVD foi disponibilizado em 2006. O seu desenvolvimento foi principalmente financiado pela Toshiba, NEC e pelos estúdios cinematográficos Universal e Paramount.
Um disco HD-DVD consegue armazenar até 15GB por camada, existindo discos de uma e de duas camadas.
Tendo sido lançado sensivelmente na mesma altura do Blu-ray, outro formato físico de armazenamento de vídeo de alta definição, desde logo se estabeleceu uma competição para se decidir qual viria a ser o formato standard de armazenamento HD. Devido a várias estratégias de marketing, publicidade e management por parte dos produtores e apoiantes do Blu-ray, o formato HD-DVD foi descontinuado em 2008. Para a vitória do Blu-ray sobre o HD-DVD contribuiu em muito o lançamento da consola de videojogos Playsation 3, por parte da Sony, que já vinha com um leitor de Blu-ray incorporado e tendo, na altura do seu lançamento, um preço inferior ao dos leitores HD-DVD e Blu-ray.
Blu-ray Disk (BD)
O formato Blu-ray Disk começou a ser disponibilizado ao público pela Sony em 2006. Tem uma capacidade de 25GB por camada, sendo os discos de duas camadas o standard da indústria. O formato foi desenvolvido pela Blu-ray Disc association, constituída por um conjunto de empresas produtoras de produtos electrónicos domésticos, hardware de computadores e produtoras cinematográficas. Desde o início do seu desenvolvimento que o formato foi pensado para escrita e reprodução de vídeo de alta definição.
O Blu-ray é uma evolução dos discos ópticos, como o dvd, no entanto tem características diferentes. A leitura do disco é feita através de um lazer azul.
Os discos Blu-ray de duas camadas conseguem armazenar mais de 9 horas de vídeo de alta definição, suportando os codecs de vídeo de alta definição MPEG-2, MPEG-4 AVC e SMPTE VC-1.
Actualmente é o formato físico standard de distribuição de vídeo de alta definição, depois do HD-DVD ter deixado de ser produzido em 2008.
