Vídeo HD
Aspectos HD
Transmissão e Armazenamento
Nós

Televisores

Actualmente as tecnologias de display mais populares, que suportam vídeo de alta definição, são os ecrãs LCD (Liquid Crystal Display) e Plasma (Plasma Display Panel). Existem também televisores compostas por LED (Light Emiting Díodes), mas dicidimos focar-nos apenas nestas 2 tecnologias.

LCD

Os LCDs utilizam uma tecnologia com bastantes anos, que já era usada em dispositivos como relógios electrónicos, mas que só mais recentemente, devido aos avanços tecnológicos, começou a ser usada em displays. Os LSDs são constituídos principalmente por duas camadas transparentes, com um líquido entre elas, que são coladas uma à outra. Quando existe corrente a passar pelos cristais presentes no líquido entre as duas camadas dá-se um efeito polarizador, que vai criar imagens através do bloqueio de luz. Tem de haver uma fonte de luz externa, já que o LCD não produz qualquer tipo de luminosidade por si mesmo.

Plasma

A tecnologia usada nos Plasmas envolve o uso de gás neon-xenon para preencher os espaços vazios criados pela sobreposição de dois painéis de vidro dentro de uma célula. Quando o gás preenche todos os espaços vazios, os painéis são selados por plasma, vem daí então o nome da tecnologia. O gás entre os painéis é carregado com uma corrente que ilumina o ecrã de plasma, devido à radiação de cores vermelhas, verdes e azuis. Estas cores juntas formam os pixéis da nossa imagem.


Até ao início da primeira década dos anos dois mil, os Plasmas eram a principal escolha para visualização de conteúdos de alta definição. As razões apontadas eram o contraste superior, melhor tempo de resposta, maior angulo de visibilidade e um maior espectro de cores, para além de na altura terem dimensões de ecrã bastante superiores ás dos LCDs. No final de 2006 pesquisas de mercado demostraram que o uso de LCDs superou o de Plasmas, sobretudo nos ecrãs de maiores dimensões, nos quais, até então, o uso de Plasmas tinha vantagem. Desde então os Plasmas têm perdido bastante mercado, sendo em 2008 cerca de dez vezes inferior o número de Plasmas vendidos comparados com o número de LCDs vendidos no mesmo ano. Esta mudança é atribuída principalmente ao melhoramento da tecnologia VSLI, utilizada nos LCDs, que fez com que estes passassem a ter maiores dimensões, menor peso, preços mais baixos e um consumo energético bastante inferior ao dos Plasmas.