Resolução
A qualidade de uma imagem é definida puramente pela sua resolução. A resolução de vídeo corresponde ao número de linhas que são codificadas no sinal, e quanto maior for este número, melhor será a definição do vídeo. Existem todo o tipo de resoluções, mas existem alguns valores denominados com standards na transmissão de vídeo. Vídeos com SD normalmente têm resolução de 640x480 ou 720x576, denominadas como 480p/i e 576p/i respectivamente. Nesta definição é usada o número de linhas horizontais seguidas pelo tipo de scan (p/i corresponde ao tipo de scan, que será abordado seguidamente).
Vídeos de alta definição (HD), como é de se esperar, têm uma resolução bem superior aos de SD. Todos os vídeos acima dos 576p da SD são definidos como alta definição, e os mais utilizados são 720p e 1080p/i (Half-HD e Full-HD).

Como estamos em constante evolução tecnológica, está agora iniciando o estabelecimento de uma definição ainda superior a esta, chamada Ultra-HD. A resolução desta é dentro dos 4096x2160, denominada 4K, e apresenta uma qualidade 4 vezes superior à de 1080p. Ainda não está a modos de ser comercializadas, e as primeiras televisões que suportem este tipo de qualidade estão agora a ser desenvolvidas. Para além disso, ainda não existem planos para transmissão de sinal com esta qualidade, mas será de esperar que num futuro relativamente próximo, este tipo de qualidade estará distribuída ao longo do globo.
Também já há estudos acerca de uma qualidade ainda acima desta, denominada Ultra-HD 8K, só que ainda não há planos para tal. Talvez seja implementada num futuro longínquo, porém como certos estudos demonstram, há um limite no olho humano para o qual maior definição não afecta a nossa percepção de qualidade. A este limite dão o nome de retina display, que corresponde ao limite de qualidade máximo que o olho consegue observar. O máximo de qualidade consegue ser atingido em televisões de 60 polegadas Full-HD a uma distância superior a 2 metros (quando menor for o tamanho da televisão, menor a distância a que é necessário estar para perda de qualidade).
