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Este artigo de divulgação debruça-se sobre a proteção de conteúdos multimédia. Começa-se por contextualizar e motivar o leitor em relação à problemática, apresentando-se depois uma introdução, simples e de fácil compreensão, de medidas Digital Rights Management (DRM). É proposta uma arquitetura genérica e depois segue-se uma rápida análise ao mercado e modelo de negócio à volta do tema, assim como aspetos legais e sociológicos que surgiram face ao crescimento da indústria. Finalmente um comentário à evolução das DRM e aquilo que pode ser esperado no futuro. Index Terms— DRM, segurança, licença, arquitetura, direitos de autor;

Durante muitos anos, ainda na era do analógico, alguém que quisesse ver um filme, ouvir uma música, ler um livro, teria de ter na sua posse o conteúdo original. Mais tarde a cópia tornou-se possível a baixo custo. No entanto a cópia de conteúdos analógicos implicava sempre um decréscimo na qualidade. Era, e é, fácil distinguir um filme copiado para uma VHS da sua transmissão original. Com a passagem do analógico para o digital surgiu, com menores custos, uma maior facilidade na criação, partilha e alteração dos conteúdos multimédia. (...)

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