displays 3D

Aquisição de Conteúdos


Todos os sistemas de visualização 3D referidos na secção Tecnologias de Visualização deste artigo são baseados no fenómeno da estereoscopia. Consequentemente na criação de contédos para estes sistemas é necessário obter pelo menos duas imagens por cada cena, cada uma com a perspetiva de cada olho. As câmeras estéreo são constituídas por duas lentes e a distância entre estas corresponde aproximadamente à distância entre os olhos humanos (cerca de 6 cm). Assim estas cameras conseguem simular a visão binocular humana, obtendo 2 streams de vídeo, um correspondete à vista do olho direito e outro correspondente à vista do olho esquerdo. Num sistema multiview, para obter as diferentes vistas é nescessário que a cena seja capturada por várias câmaras em diferentes posições. Sistemas mais avançados podem mesmo ter 9, ou até 16 vistas. A calibração precisa e sincronização temporal das câmaras é extremamente importante para capturar vídeo multiview com alta qualidade.
Em alternativa, quando o objectivo é fazer a actualização de um conteúdo 2D para um conteúdo 3D pode-se fazer a respetiva conversão. Para esta conversão são habitualmente criados mapas de profundidade (Depth  Maps). Estes mapas cosistem em imagens (uma por frame de vídeo 2D) em escala de cinzento, cuja luminosidade tradus a distância à câmara, ou seja, ao utilizador. O vídeo 3D é assim gerado através do deslocamento de cada pixel das frames originais, para a esquerda ou para a direita, cosoante o valor correspondente no mapa de profundidade e a prespetiva para o qual é direcionado (Esquerda/Direita).

camara 3D
 Câmara 3D da Panasonic modelo AG-3DA1

conversão 2D 3D




conversão 2D para 3D


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Comunicação de Áudio e Vídeo 1ºSem 2014/2015ist