9. Conclusões



   A distribuição de vídeo ou de áudio pela Internet é muito mais complexa que os sistemas tradicionais como a televisão, rádio ou telefone.

   A arquitectura da Internet torna provável que a transmissão de vídeo caia, pause ou seja intermitente.

   Fundamentalmente, a Internet está mais adequada para enviar páginas da web que media em tempo real, porque as páginas da web são muito mais pequenas e muito menos sensíveis a atrasos. Não há grande diferença entre ter um ou dois segundos de atraso a obter uma página web, mas uma pausa de um segundo em vídeo em tempo real é inaceitável. A abordagem da força bruta de manter o débito binário do vídeo muito abaixo do máximo da largura de banda da ligação de Internet pode ser eficaz para que o desempenho de um vídeo na Internet seja previsível.

   O UDP, e não o TCP, é o protocolo de transporte mais popular. Infelizmente, muitas empresas de redes bloqueiam todo o tráfego UDP, algumas bloqueiam até todo o tráfego excepto o HTTP. Os protocolos multimédia são assim forçados a passarem pelas firewalls como tráfego HTTP.

   Os maiores protocolos de streaming media são o RTP e o protocolo MMS da Microsoft.

   Na transmissão de vídeo, as oportunidades estão a surgir para as empresas de gestão de conteúdos que, de forma eficaz, agregam, empacotam e comercializam conteúdos de maneira apelativa para os consumidores, ganhando terreno às que anteriormente controlavam o direito de distribuir sinais, como as estações de televisão. À medida que o número de estações de televisão e de sítios da Internet aumenta, os motores de pesquisa e os agentes virtuais, especialmente aqueles com a capacidade de pesquisar várias plataformas de media (televisão e Internet), vão desempenhar um papel importante no fabrico de conteúdos manuseáveis para o consumidor final. No entanto, os que alcançarão maior sucesso na indústria do entretenimento digital serão as empresas que conseguirem estabelecer marcas de confiança, à semelhança do que aconteceu com as cadeias de televisão na era analógica da televisão.

   A grande oportunidade para os leitores de streaming video é conseguir o mais cedo possível construir marcas de entretenimento reconhecíveis e de confiança. Estas podem ser marcas para as massas, que sejam apelativas à maior audiência possível, ou marcas para os nichos, com uma base de consumidores bastante específica. Apesar de tecnologicamente a Internet ainda ser um substituto imperfeito da televisão, as empresas de streaming video têm que se preparar para o dia isto deixar de acontecer. As empresas que apostam nos conteúdos de vídeo de pequena duração prevêem que os consumidores de vídeo procurem cada vez mais entretenimento rápido.

   As empresas de streaming video na Internet têm a oportunidade de alterar a natureza da transmissão de televisão. A televisão é maioritariamente suportada pela publicidade, assim como grande parte do conteúdo de streaming video disponível na Internet. No entanto, modelos de negócio alternativos, como o pay-per view, patrocínios e o comércio electrónico, estão a ser tentados na Internet. Ao experimentar formas não tradicionais de entretenimento, em termos de duração, interactividade e de assunto, assim como novos modelos de negócio, a Internet pode vir a mudar a maneira como vemos televisão.

   Enquanto os consumidores estão rapidamente a adaptar-se à Internet como fonte de conteúdos vídeo, a economia do meio ainda não suporta muito bem o vídeo. A procura por pequenos filmes na Internet está a aumentar a um ritmo rápido, apesar de faltar ao mercado um modelo de negócio lucrativo. De modo a compensar os custos muito significativos de disponibilizar um vídeo na Internet, as empresas precisam de encontrar fontes de receitas robustas. Modelos de publicidade e de patrocínios têm de ser desenvolvidos agressivamente, assim como taxas de subscrição. Pay-per-view e comércio electrónico são outras potenciais fontes de receitas.

   Actualmente o custo da largura de banda é o principal factor que impede o mercado dos filmes na Internet de ser um lugar lucrativo, onde se possa competir. No entanto, as empresas que desejam desenvolver uma marca de entretenimento digital com valor, não podem esperar que os preços da largura de banda desçam para entrar no mercado. Outro problema que os fornecedores de conteúdos de vídeo enfrentam é o desempenho das ligações à Internet. Streaming video é uma aplicação sensível ao tempo e a performance da Internet afecta a experiência do cliente. Por isso, as empresas devem avaliar as arquitecturas de várias tecnologias que possam ajudar a garantir a performance do seu produto.

   Parcerias entre empresas de telecomunicações (fornecedores de Internet), que possuem tanto a capacidade de banda larga (disponível para venda) como clientes de Internet, e os possuidores de conjuntos de pequenos filmes, que compreendem as questões associadas à produção de conteúdos, qualidade e marketing, são ideais para o mercado de filmes na Internet. Desta forma uma empresa, cujos custos incrementais pelo excesso de largura de banda é praticamente zero, pode subsidiar os custos mais significativos de fornecimento do produto. Em troca os clientes dos fornecedores de Internet obteriam acesso aos muito desejáveis conteúdos de streaming film, diferenciando o serviço prestado pelo fornecedor de Internet. Aquelas empresas de filmes na Internet com capacidade de formar parcerias com as empresas de telecomunicações são as mais bem posicionadas para terem sucesso nos próximos anos.

      Combater o conteúdo pirateado é um longo combate com poucas recompensas a curto prazo. Já não é necessária a presença física para roubar um produto, é possível descarregar a informação ou transmiti-la electronicamente para um cúmplice ou para milhares de pessoas num instante, com total anonimato. Segundo [8] não é surpreendente que hajam tantos grupos organizados de hackers determinados na distribuição em larga escala de produtos pirateados pela Internet ou que hajam milhares de sítios na web que existem apenas para distribuir produtos pirateados, quando o dinheiro que pode ser feito com este tipo de actividade pode ser significativo e o risco de ser apanhado tão pequeno.