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TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE _________________________________________________________________ |
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A televisão digital terrestre marca uma nova era, não só em termos da qualidade de transmissão audiovisual mas também em termos da capacidade de formular um modelo de negócio que permita potenciar o desenvolvimento desta nova tecnologia. A recente plataforma veio concorrer directamente com a televisão por cabo e com a televisão por satélite, ambas já suficientemente implementadas no mercado e hoje em dia com custos de operação reduzidos. A penetração de um novo serviço junto da população é sempre complicada, pois tem que haver um acréscimo de qualidade perceptível pelos clientes em relação aos sistemas já existentes forçando-os a mudarem-se. Qual o tipo de canais que se deve disponibilizar na televisão digital terrestre? Devem os clientes pagar uma mensalidade para usufruir do serviço? Será necessário adquirir set-top boxes de preço elevado? Será a qualidade de serviço igual ou superior ao analógico? Terá este modo de transmissão uma vasta cobertura geográfica? São estas questões que devem servir de base para implementar um modelo de negócio capaz de suportar a concorrência feroz e ao mesmo tempo ditar o sucesso desta plataforma. No Reino Unido, país pioneiro na introdução da televisão digital terrestre, foi a ONDigital, em 1998, a primeira a transmitir neste formato. Começou por disponibilizar um serviço onde eram muito poucos os canais de emissão aberta e a descodificação dos restantes obrigava ao pagamento de uma assinatura mensal. O elevado custo da assinatura em relação ao serviço prestado e a má qualidade do sinal emitido levou a que a empresa tivesse uma taxa de penetração bastante baixa junto da população e que por essa razão viesse a fechar as portas em 2002. Mais recentemente foi lançada outra empresa de TDT, através de um consórcio entre a BBC e a produtora Crown Castle, onde todos os canais começaram por ser de acesso livre, chamada Freeview e que está finalmente a ter êxito junto do mercado televisivo. Aos poucos também está a ser introduzido um serviço de canais pay-per-view, mas agora de maneira mais suave. Também em Espanha se introduziu cedo a televisão digital terrestre – 2000 – com a criação da Quiero TV, empresa que começou por oferecer serviços de televisão e internet. Apostou de inicio numa publicidade bastante agressiva no combate às suas concorrentes directas, a televisão digital por cabo e a televisão digital por satélite, de modo a conseguir uma porção do mercado de audiovisual espanhol. Ainda conseguiu angariar no principio 200 000 clientes mas as dividas acumuladas e o desinteresse demonstrado ao longo do tempo pelos clientes (dois anos após o arranque já só restavam 90 000 clientes) ditaram o encerramento do serviço. Exactamente como no caso inglês, também aqui a televisão digital terrestre foi elançada, neste caso em 2005 e com uma oferta de 30 canais abertos além de diversos canais regionais.
Última Actualização: 25-05-2007 OS PIONEIROS |