Codec's

(Coder Decoder)

Codec é o acrónimo para Coder/Decoder servindo para codificar/descodificar sinais digitais. Os codecs podem ser implementados por hardware ou por software. Nesta página serão abordados apenas os Codec's de áudio/video, por software (digitais).

Os Codec's são usados para comprimir arquivos de dados mantendo a informação (com maior ou menor qualidade). Os codificadores digitais , recebem o sinal e através de algoritmos procedem à compressão do sinal recebido. Para que o resultado da compressão possa ser decifrado pela aplicação que os vais utilizar, é necessário que haja uma descodificação utilizando a mesma norma.

Os Codec's podem ser de dois tipos:

  • lossless

  • lossy


Os lossless são utilizados quando não se quer perder informação sendo obtido um arquivo depois da descompressão exactamente igual ao original. São normalmente utilizados pelas televisões, pelas rádios e pela tecnologia Blu - Ray e Hd - Dvd.

Os lossy são utilizados quando se querem atingir taxas de compressão mais elevadas tendo como custo a perda de qualidade. Utilizam-se várias técnicas para que a perda de qualidade seja pouco notória.
Um exemplo é o dos arquivos MP3 de música que utiliza os limites da audição humana (normalmente entre 20Hz a 20Khz), retirando os dados de som que o ser humano não consegue ouvir conseguindo-se uma taxa de compressão muito altas. Se um arquivo de MP3 for comprimindo utilizando uma taxa de 128Kb/s resultará num arquivo cerca de 10 vez menor quando comparado com um arquivo de áudio adquirido da fonte original (ficheiros CDA - Compact Disc Digital Audio - codificados em 2 canais de áudio PCM de 16 bits cada, com uma taxa de amostragem de 44.100KHz).

Codec's e formatos de conteúdos

É frequente dizer-se que certos formatos de conteúdos são Codec's como é o caso do formato AVI. Um formato de conteúdo pode conter vários codecs mesmo não possuindo as normas ISO

Normas

As normas existem para ser possivel assegurar caracteristicas desejadas em produtos ou serviços como a qualidade, ambiente, segurança, entre outras, a um certo preço. As normas são estabelecidas pela (International Organization for standardization) em resposta a sectores que expressam uma necessidade clara de as obter.

Normalmente um produto garante mais que uma norma. Por exemplo, o MPEG-4 possui 23 normas sendo a norma 10(ISO/IEC 14496-10) que define o MPEG-4 como um codificador de video avançado (AVC) e a norma 12 (ISO/IEC 14496-12) que define o MPEG-4 como um formato de ficheiro para o arquivo de conteúdo "média".

Feito por André Lopes e Pedro Nunes @ 2008
Para a cadeira de Codificação, Áudio e Vídeo do Instituto Superior Técnico da U.T.L.
Página optimizada para IE 7+ e Firefox 2+