2000


A sony e a Pioneer apresentam um protótipo que vem dar origem ao Blue-ray.

2002


Nasce o grupo Blu-ray Disc Founders, com nove membros iniciais: Sony, Matsushita, Pioneer, Philips, Thomson, LG Electronics, Hitachi, Sharp e Samsung


O maior ausente é a Toshiba, presidente do DVD Forum, que já tinha anunciado estar a planear propor um novo formato de disco, baseado no laser azul, mas no seio do DVD Forum.


A Toshiba e a NEC anunciam ao DVD Forum uma proposta para a próxima geração de discos ópticos, denominada Advanced Optical Disc.

2003


O primeiro aparelho Blu-ray, o Sony BDZ-S77, chega às lojas japonesas com um preço inicial de quase 4000 dólares. Só serve para gravar e reproduzir conteúdos gravados nos discos já que não há standard para comercializar filmes.


O DVD Forum reuniu-se para escolher as especificações do formato, que iria substituir o “seu” DVD. Sessenta empresas votam. Curiosamente, estas incluem os dez fabricantes que trabalham no Blu-ray, que dificultam a aprovação do formato. Nas primeiras duas votações o HD DVD foi rejeitado graças às abstenções. Este formato só é aprovado depois de uma acesa discussão e de se decidir que as abstenções não contariam para a votação final.

2004


O formato físico, versão 1.0, do HD DVD é aprovado.


Vários estúdios cinematográficos começam por escolher o formato que suportam.

2005


A TDK anuncia um novo polímero para as superfícies dos discos Blu-ray, o que elimina a necessidade do cartucho protector.


A Blu-ray Disc Association e o DVD Forum tentam negociar um compromisso e chegar a um único formato. O processo é iniciado pela Sony, que garante estar empenhada em chegar a um consenso e acabar com a guerra.


A Toshiba desvaloriza a tentativa da unificação da Sony, alegando que já é demasiado tarde para se chegar a um consenso, porque os dois formatos são perfeitamente distintos. Este fabricante sugere que a Sony fez a proposta só para ganhar tempo.


O DVD Forum garante a retrocompatibilidade do HD DVD com o DVD.


A Blu-ray Disc Association e o DVD Forum anunciam que as negociações falharam. Tudo aponta para que os problemas principais tenham sido a tecnologia de interactividade utilizada – os defensores do Blu-ray queriam o Java (BD-J) enquanto o DVD Forum preferia o iHD (mais tarde HDi) da Microsoft – e o facto da Blu-ray Disc Association não querer perder milhões de dólares em direitos já estabelecidos.


A HP fez uma última tentativa de paz, propondo à Blu-ray Disc Association a adopção do HDi, o que não foi aceite.


Bill Gates diz que não tem preferências, já que acredita que ambos os formatos estão condenados à extinção graças à distribuição digital e acrescenta «a discussão sobre o próximo formato, HD DVD versus Blu-ray, só vai decidir qual é o último formato físico que vamos utilizar».

2006


Chegam os primeiros filmes em Blu-ray às lojas, incluindo O Quinto Elemento, Robocop e Black Hawk Down.

2007


Em Junho deste ano a Toshiba garante que os leitores HD DVD já vendem mais do que os leitores Blu-ray… mas não inclui as vendas da PS3 neste estudo.


Em Dezembro de 2007, se contarmos com a PS3, as vendas de leitores Blu-ray atingem mais de 2,5 milhões contra os 750 mil do HD DVD.


A TDK apresente um protótipo de um disco Blu-ray com 200GB de capacidade, graças a seis camadas de dados, todas posicionadas num dos lados.

2008


No dia 19 de Fevereiro, a Toshiba fecha por completo a produção de HD DVD, ponto um ponto final no projecto.

Feito por André Lopes e Pedro Nunes @ 2008
Para a cadeira de Codificação, Áudio e Vídeo do Instituto Superior Técnico da U.T.L.
Página optimizada para IE 7+ e Firefox 2+