Capacidade

A capacidade é uma especificação importantíssima na alta definição, onde se exige o armazenamento de grandes quantidades de dados.

Neste campo o Blu-Ray consegue ter maior capacidade de armazenamento de dados pois a sua lente apresenta uma abertura numérica superior permitindo uma maior precisão de focagem. Este facto permitiu que o encurtamento da distância entre as faixas e a redução do comprimento mínimo do sulco, em relação ao HD-DVD, fosse uma realidade.

As ligeiras diferenças dos dois discos repercutem-se na diferença de 10GB a mais quando é usada unicamente uma camada de gravação.


Codecs

Em termos de codificadores ambas as tecnologias oferecem uma gama interessante de codecs lossless. A necessidade deste tipo de codecs prende-se com o facto de ser necessária alcançar a máxima qualidade mesmo que esta não seja perceptível ao sistema visual humano. A tabela 3 representa uma listagem de codecs disponíveis ao Blu-Ray e HD-DVD.

A principal vantagem do MPEG-4, norma ISO/IEC 14496-10 - AVC (Advanced Video Coding, inglês para \"Codificação avançada de video\") é o factor de compressão, duas a quatro vezes mais eficiente que o seu antecessor MPEG-2. Isto significa que, por exemplo, utilizando um codificador AVC um filme de alta definição pode ser gravado num disco DVD convencional (DVD-5 ou DVD-9), 50 vezes menor que um Blu-Ray.

O dia 1 Janeiro de 2002 fica marcado, nos termos de licenciamento do MPEG-2, pela redução do preço por unidade de codificador/descodificador de 4 dólares para 2 dólares e meio .

Relativamente ao preço de licenciamento do MPEG-4 depende do tipo de entidade legal que a companhia adquire. No caso do pagamento de uma quantia de 1 milhão de dólares a companhia paga 0,25 dólares por cada codificador/descodificador, caso ultrapasse as 50 mil unidades vendidas. Existe ainda uma outra possibilidade que consiste no pagamento de 3 milhões de dólares por parte da companhia, em contrapartida, esta fica com o direito de vender a quantidade de unidades que deseja, sem ter que pagar a taxa referida anteriormente.

Apesar do MPEG-4 ser bastante mais eficiente que o seu antecessor, este é também, bastante mais caro.

O outro codificador vídeo disponível em ambas as tecnologias é o SMPTE VC, uma evolução dos convencionais codificadores baseados em DCT, como é o caso do MPEG-2 e MPEG-4 (H.264). Apresenta a principal vantagem da compressão em modo entrelaçado não exigir uma primeira fase de compressão progressiva, o que o torna especialmente interessante para transmissão de vídeo.

Actualmente e apesar de ser considerado por muitos como sendo um produto Microsoft, há 15 companhias que têm patentes associadas ao VC-1.

Relativamente ao áudio os codecs mais usados são o Dolby (AC-3) ou o DTS (Digital Theater Systems), sendo o PCM raramente usado. Estes dois mais utilizados permitem que ao utilizador comum a experiência \”home cinema\” suportando sistemas 5.1 com surround.

Hardware

A DTC (Digital Technology Consulting) aponta para que, no ano de 2008, existam 16 milhões de dispositivos hardware a utilizar o AVC. Um número insignificante, pois representa apenas uma pequena percentagem da estimativa de vendas de set-top box e leitores de DVD para o mesmo ano.

O formato que obteve maior conformidade dos líderes em consumo electrónico de computadores pessoais e fabricantes de multimédia, foi o Blu-Ray. A Tabela 4 contém a lista de companhias e a sua preferência de cada uma das tecnologias

Segurança

O Blu-Ray prometia um sistema mais resistente a piratarias e desta forma ganhou o consentimento da maioria das companhias de Hollywood.

A verdade é que, mesmo com a marca de água e o esquema BD+ de segurança, já é possível fazer cópias piratas do Blu-Ray. O que passou por ser uma vantagem no passado hoje não passa de uma utopia na protecção de conteúdos digitais.

Preço

Relativamente ao preço, o disco Blu-Ray é bastante mais caro do que um disco da tecnologia HD-DVD pois as suas especificações são mais rigorosas tornando todo o processo de fabrico mais caro. Sendo o preço um dos aspectos mais importantes para o consumidor final, previa-se que o formato que conseguisse disponibilizar a tecnologia a preços competitivos venderia mais e consequentemente ganharia a guerra.

BLU-RAY WINS

«Blu-Ray WINS»

A tecnologia Blu-Ray oferece melhores características de qualidade que a HD-DVD mas porque razão ganhou a luta? * Indústria cinematográfica opta na sua grande maioria pelo Blu-Ray. * Mercado de Aluguer acompanha a indústria cinematográfica na opção pelo Blu-Ray. * Indústria de consumo electrónico escolheu primordialmente o Blu-Ray originando limitações de oferta nos sistemas HD-DVD. * Consola de jogos PS3 (Blu-Ray) que apresenta um ritmo de vendas na Europa três vezes superior à XBOX360 (HD-DVD), apresenta uma compatibilidade para as especificações Blu-Ray 2.0 que outros leitores não apresentam. * Empenhos diferentes. Vida/Morte para SONY, pois os danos colaterais de uma derrota eram muito superiores para a SONY do que para a TOSHIBA. * Excesso de confiança por parte da Toshiba que pensou que iria sair vitorioso, não se preocupando com o facto do preço dos leitores ter subido $200.

Esta guerra pode não ser relevante na determinação do formato da alta definição do futuro mas existe um custo associado a uma derrota numa guerra que envolve milhões de dólares.

No caso da Toshiba os milhões de lucros provenientes do mercado asiático compensarem a balança negativa, ainda assim 16 biliões de dólares de prejuízo foi o número lançado pelos meios de comunicação como custo de dissolução do HD-DVD.

Depois do impacto mediático que esta guerra proporcionou começa-se a perceber que a decisão não terá impacto no mercado TV pois estima-se que HD Downloads como por exemplo Apple TV 2.0, Netflix, Blockbuster Video, ou alternativas como IPTV (com condições para HD) irão dominar o mercado num futuro próximo.

Não há dúvida que o CD/DVD corre o risco de se tornar obsoleto numa altura em que as memórias flash são cada vez mais uma alternativa portátil, rápida e barata.

Feito por André Lopes e Pedro Nunes @ 2008
Para a cadeira de Codificação, Áudio e Vídeo do Instituto Superior Técnico da U.T.L.
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