O sucessor do DVD

("TOKYO--Toshiba Corporation today announced that it has undertaken a thorough review of its overall strategy for HD DVD and has decided it will no longer develop, manufacture and market HD DVD players and recorders. This decision has been made following recent major changes in the market. Toshiba will continue, however, to provide full product support and after-sales service for all owners of Toshiba HD DVD products.")

Numa época onde a tecnologia evolui a uma velocidade vertiginosa e surge no mercado de consumo um produto novo a cada dia, as empresas reenventam-se para criar novos produtos que venham culmatar os mais exigentes consumidores. A história está repleta de confrontos de empresas, em que tentam impôr os seus produtos. São exemplo disso o VHS/Betamax, CD/MiniDisc (MMC)/ SD, cd rw+/cd rw- entre outros. Estas batalhas constantes são boas para o mercado, fazendo com que as companhias procurem superar-se a si e aos concorrentes, ganhando o consumidor. Mas por vezes um formato ganha, não pelas capacidads técnicas mas por marketing, lobbies e outros factores que seriam dispensaveis ao consumidor.


.

Ainda o século vai na sua promeira década e já se encontra uma grande luta pelo formato sucessor do DVD mas já com um formato vencedor. Em 2008 a Toshiba anuncia o fim da produção do formato HD-DVD, saindo o Blu-Ray e Sony como vencedores, mas ganhando principalmente o consumidor.

A sony parece ter aprendido com os seus erros na luta pelo formato de gravação de video análogico da década de 80 (VHS/BETAMAX).

Feito por André Lopes e Pedro Nunes @ 2008
Para a cadeira de Codificação, Áudio e Vídeo do Instituto Superior Técnico da U.T.L.
Página optimizada para IE 7+ e Firefox 2+