Trabalho realizado por:

Gil Reis
Nº 53131
MERC

Hugo Santos
Nº 56003
MERC

Conclusões

     Tal como em qualquer mercado, à medida que se aumenta o número de clientes aderentes a uma determinada tecnologia, é normal que a qualidade de serviço diminua para os mesmos recursos. Logo é estritamente necessário um rigoroso planeamento e monitorização para que gradualmente se redimensione a rede, seja no calibre das interligações, seja na criação de novos troços. Sendo esta solução de reestruturação faseada a mais adequada, quer para as contas da operadora, quer em termos de testes e actualização tecnológica.

     O que se tem vivido ultimamente, é a distribuição de fibra óptica até junto do cliente para poder aumentar a largura de banda, e também colmatar as dificuldades tecnológicas que tem surgido pelo facto de alguns cabos que estão a ser utilizados terem já 30 anos.

     Cada vez mais, os consumidores procuram conteúdos alternativos mais interactivos, e se tornam mais exigentes relativamente a estes últimos. Seja na imagem ou no som, ou noutros tipos de serviços disponibilizados. Estamos a caminhar para uma auto-estrada mundial, em que qualquer pessoa em qualquer ponto do mundo tem acesso a qualquer serviço de qualquer operadora. Desta forma, todas as pessoas do mundo poderão ter a possibilidade de aceder a todos os programas criados.