Trabalho realizado por:

Gil Reis
Nº 53131
MERC

Hugo Santos
Nº 56003
MERC

A IPTV em Portugal

     Ainda que o IPTV em Portugal seja recente, existem apenas duas operadoras que distribuem este tipo de serviço.
     São elas a Clix através do pacote SmarTV, e a PT com o pacote Meo. Para comparação, vamos usar o mercado de 3play existente, que contém serviços IPTV e DVB-C/-S/-T, que consiste nas seguintes operadoras: a Artelecom, a Cabovisão, a Pluricanal, a TvTel e a TvCabo (ZON).
     Destas é de destacar que com infra-estrutura em cobre são a Clix, a PT e a TvTel; com infra-estrutura em cabo são a Cabovisão, a Pluricanal (que é regional, distrito de Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém) e a TvCabo. A ArTelecom possui uma infra-estrutura diferente e proprietária, BWA LMDS (Broadband Wireless Access Local Multipoint Distribution System), através de feixes hertzianos, sendo que no ambiente residencial é usado o cabo como condutor.

     A oferta deste serviço é em 95% associado ao Triple-Play. Isto, porque a adesão a um único serviço dos três que compõem o 3Play, traduz-se em custos mais elevados para o consumidor. E por isso os seguintes tarifários:

Tabela Preços

     Tarifários para a mesma largura de banda, e em média. Sendo que estes podem oscilar, de acordo com determinadas características geográficas, de largura de banda e de canais pré-pagos.

     Não existindo dados estatísticos a nível nacional, a Figura 6 indica-nos o número de subscritores do serviço IPTV no passado ano de 2007, e a Figura 7 o valor estatístico previsto para o ano de 2011 a nível mundial:

Subscritores IPVT em 2007

                      Figura 6 - Nº de subscritores de IPTV em 2007 (a nível mundial)


Subscritores IPVT em 2011

                      Figura 7 - Nº de subscritores previstos de IPTV em 2011 (a nível mundial)