Home

Conclusão

         A difusão de televisão em alta definição é feita através do formato digital, uma vez que este é o que oferece uma alocação de banda mais eficiente, sendo o sinal caracterizado pela sua resolução, sistema de varrimento e frequência de refrescamento.

 

As normas, mais usadas, que incluem transmissão de HDTV são: o DVB, que utiliza uma modulação de sinal específica para cada suporte de transmissão, sendo que todos eles são codificados sob a norma MPEG-2, e o ATSC adoptando uma codificação de vídeo segundo a norma MPEG-2 – parte 2 ou MPEG-4 AVC e uma compressão de áudio Dolby Digital AC-3, dependo o tipo de modulação da rede usada para a transmissão.

 

A norma MPEG-2 é dividida em várias partes, sendo as mais importantes do ponto de vista do HDTV: a parte 1, responsável por especificar como é efectuada a multiplexagem dos sinais de áudio, vídeo e dados, num único bitstream, a parte 2, que estabelece as técnicas de compressão e codificação do sinal de vídeo e a parte 3, efectuando uma acção semelhante à anterior para o sinal de áudio. Por sua vez a norma MPEG-4 AVC revela uma eficiência muito maior quando comparada com a MPEG-2 – parte 2, permitindo uma transmissão de débitos, consideravelmente, mais baixos, mantendo a qualidade.

 

Com a melhoria na compressão, introduzida pela norma MPEG-4 AVC, rapidamente surgiu o interesse de várias estações de televisão em efectuar transmissões de televisão em alta definição. Importava por isso realizar uma transição do sistema SDTV para o sistema HDTV que garantisse uma eficiência elevada. Para concretizar esse objectivo a norma MPEG-4 AVC coloca à disposição diversas ferramentas, como: escalabilidade espacial, escalamento da resolução de alta-definição, codificação de vídeo escalável, streams HDTV e SDTV transmitidos de forma independente e codificação diferencial da resolução de alta-definição.

 

Foi por isso com naturalidade que começou a surgir o aparecimento de canais HD, prevendo-se um grande crescimento nesta área tanto a nível mundial como em Portugal, que também já começou a dar os primeiros passos nesse sentido, tendo sido inclusivamente criado um canal com uma emissão integralmente formada por conteúdos HD.