Home

Migração SDTV para HDTV

SDTV para HDTV

      Após a adopção do método de compressão de vídeo H.264, que reduz em cerca de 50% o débito binário em comparação com equivalente MPEG-2 [12], a difusão de televisão de alta-definição passou a ser prioridade em muitas estações de televisão.

Com o propósito de evoluir de uma transmissão em definição-standard para alta-definição a norma MPEG-4 AVC dispõe de várias ferramentas que permitem a transição de uma forma eficiente:

1.Escalabilidade Espacial:

    Consiste em transmitir dois streams de vídeo da mesma fonte com resoluções espaciais diferentes. O primeiro stream transporta o sinal original na resolução básica SDTV, enquanto o segundo transmite o melhoramento a adicionar ao 1º stream para que se obtenha alta-definição. Este tipo de transição é igualmente permitido se a norma de compressão de vídeo for MPEG-2 – parte 2.

2. Escalamento da resolução de alta-definição

A solução apresentada estabelece que apenas o sinal HDTV é transmitido, e o sinal de televisão em resolução standard é obtido por escalamento do sinal de alta-definição.

3. Codificação de vídeo escalável (Scalable Video Coding - SVC)

    A norma MPEG-4 AVC permite que num stream de vídeo associado a uma determinada qualidade, esteja contido um outro stream, constituído por um menor número de pacotes, associado a uma qualidade inferior [13]. Este sub-stream corresponde a uma redução da resolução espacial ou temporal, ou do SNR de quantização ou, ainda, a uma combinação dos anteriores. Esta técnica é denominada por “Scalable Video Coding”.

4. Streams HDTV e SDTV transmitidos de forma independente

    A solução de transmitir dois sinais independentes com resoluções diferentes é a menos eficiente, porque não se aproveita o facto de os sinais serem gerados pela mesma fonte e por isso estarem consideravelmente correlacionados.

5. Differential frame coding of the HD resolution (proposto por [11])

     É equivalente à combinação apresentada em 1). São igualmente transmitidos dois streams: o primeiro corresponde ao sinal original na resolução básica SDTV codificado segundo a norma MPEG-2 – vídeo. O segundo stream corresponde ao melhoramento associado à resolução de alta-definição codificado segundo a norma MPEG-4 AVC. Deste modo, o débito binário é menor que no caso 1) e permite que os utilizadores, que possuam uma Set-Top-Box que apenas descodifique MPEG-2, continuem a usufruir de SDTV. O esquema de codificação apresenta-se na Fig.10.

Esquema

Fig.10. Differential frame coding of the HD resolution. Retirado de [12]

Panorama actual do HDTV»»