Tecnologia - Introdução

As redes por cabo apareceram com o objectivo de distribuição de sinal analógico de televisão, pelo que na sua fase inicial a estrutura das redes de televisão por cabo eram estruturas unidireccionais, eficazes na distribuição de canais de TV, baseadas numa topologia em “árvore”, com os clientes dispostos ao longo dos ramos.

O meio de transmissão usado era apenas cabo coaxial, com os problemas de transmissão inerentes devidos às suas elevadas perdas, tanto maiores quanto maior a frequência do sinal que o percorre. Para ultrapassar esta limitação, recorreu-se ao uso de amplificadores de RF, contudo o uso destes elementos activos, dispostos muitas vezes em longas cascatas, provocam a degradação  da qualidade da imagem no receptor do cliente, devido ao ruído e à distorção que introduzem.

Assim, no início dos anos noventa, o advento da fibra óptica em redes de televisão por cabo, tirando partido das suas propriedades de transmissão (baixa atenuação, grande largura de banda e imunidade a ruído radioeléctrico), trouxe alterações significativas ao nível arquitectural das redes de televisão por cabo. Hoje a solução de fibra óptica (FTTH) até ao cliente final começa a ser comercializada e ofereçer um maior leque de serviços.

Com o desenvolvimento de ambas as tecnologias aqui apresentadas, foi possivel oferecer mais serviços.