Tecnologia - Fiber-To-The-Home (FTTH)


A fibra óptica cabo tem sido desde há muito utilizado na rede backbone, que é a rede que interliga telefone interruptores e data centers. A fibra óptica envia informações como pulsos ópticos (nãosinais eléctricos como na rede coaxial e rede cobre), pois ela é imune às interferências (EMI e RFI), crosstalk e ruído. Consegue fornecer informações em distâncias mais longas distâncias que rede cobre ou coaxial. Tem abundância de largura de banda para transportar informações, limitada apenas pelos equipamentos que ilumina a fibra.FTTx (FTTx é um termo genérico para designar arquiteturas de redes de transmissão de alto desempenho, baseadas em tecnologia óptica. São redes totalmente passivas também designadas por PON - Passive Optical Network. De maneira geral, a partir da Central - CO/Central Office, o sinal é transmitido por uma rede óptica onde em uma região mais próxima aos assinantes, este é dividido e posteriormente encaminhado às respectivas (ONTs - Optical Network Terminal) localizadas nos respectivos assinantes.)

FTTP ou FTTH (Fiber To The Premises) traz a fibra óptica mais profundamente aos clientes quando comparando com as soluçoes actuais para cabo e IPTV. A solução FTTH oferece vários tipos de serviços tais como VoIP, RF vídeo, vídeo MPEG, IPTV, HDTV, video-on-demand, pay-per-view, internet de alta velocidade, e muitos outros serviços. Futuramente o FTTH será o meio de escolha para a entrega de serviços triple play (voz, vídeo e dados).

Em Portugal, a Zon Multimedia, a PT e a Clix, disponibilizam esta solução, embora seja uma oferta muito recente, tem as limitações geográficas e encontra-se em expansão. Este mercado foi impulsionado recentemente com a abertura do concurso para Redes de Nova Geração.