TV por Cabo em Portugal: Comparação dos Serviços Disponíveis
Comunicação Audio e Video Ano Lectivo 2008-2009
Página Principal Introdução Rede de Cabo Set Top Box
Lista Operadores Portugal Assinantes Portugal Comparação Serviços
Futuro da TV por Cabo Referencias
Autores
Rede de Cabo
FTTH
As redes de nova geração baseadas em fibra óptica são hoje em dia o grande alvo de atenção das operadoras de telecomunicação, resultante do acesso cada vez mais fácil aos contéudos multimédia (pesados) como o vídeo (ex:youtube) e pelo interesse das próprias operadoras em disponibilizarem estes conteúdos multimédia em alta definição (ex: canais HD, vídeo on demand HD).
A fibra óptica pelas suas características físicas proporciona grande largura de banda (débito na ordem dos Gpbs), velocidade de propagação elevada do sinal (velocidade da luz), não é susceptível a interferências electromagnéticas e a atenuação do sinal é muito baixa (menor que 1dB/Km hoje em dia) pelo que, o sinal pode-se propagar por grandes distâncias (maior que 20Km sem repetidores de sinal).
O conceito de Fiber to The Home, é uma rede onde toda a transmissão de dados é feita sobre fibra óptica, desde a casa do cliente até ao backbone do operador de comunicações. A linha proveniente do backbone (de muito alto débito ponto a ponto) chega à unidade OLT (Optical Line Termination) que é a interface entre a rede de backbone do operador e a rede óptica que é acedida pelo cliente. A fibra óptica é então reencaminhada para um nó (uma caixa ao pé do prédio) onde é feita a divisão da fibra em várias fibras utilizando divisores ópticos. Cada fibra óptica obtida é encaminhada para a casa do respectivo cliente. Como se pode observar pela figura em cima, o cliente tem em sua casa uma unidade chamada Optical Network Unit (ONU) ou Optical Network Termina, que faz a conversão entre os sinais eléctricos da rede privada do cliente e os sinais luminosos da rede óptica. O tráfego é dividido utilizando-se comprimentos de onda diferentes para o tráfego downstream e para o tráfego upstream. O acesso ao meio físico é normalmente partilhado sendo feita uma divisão usando multiplexagem no tempo (TDM=”Time Division Multiplexing”). A segurança da informação neste meio físico partilhado é garantida utilizando encriptação dos dados.
As características destas redes garantem alto débito, em regra: 1.25Gbps Simétricos ; 622 Mbps Simétricos; 2.5Gbps downstream /1.25Gbps Upstream . A implementação específica de cada operador dependerá do equipamento utilizado e a evolução da tecnologia utilizada.
As ofertas de acesso por fibra óptica para o cliente em Portugal começaram a surgir no presente ano de 2009 encontrando-se ainda, numa fase de instalação e teste nos grandes centros urbanos, nomeadamente as ofertas por parte da Meo, Clix e Zon. No caso da Zon é de realçar que a sua oferta é um misto de fibra óptica e cabo coaxial (norma EuroDocsis 3.0), ou seja, a instalação do cabo coaxial na casa do cliente mantém-se, no entanto, será usada a fibra óptica até ao prédio do cliente.
Figura 1: Topologia de uma arquitectura Fiber To The Home
Figura 2: Vantagens da fibra optica em relaçao a ADSL ou cabo Coaxial.