TV por Cabo em Portugal: Comparação dos Serviços Disponíveis
Comunicação Audio e Video Ano Lectivo 2008-2009
Página Principal Introdução Rede de Cabo Set Top Box
Lista Operadores Portugal Assinantes Portugal Comparação Serviços
Futuro da TV por Cabo Referencias
Autores
Rede de Cabo
HFC
Inicialmente a estrutura da infra-estrutura das redes de televisão por cabo, eram estruturas unidireccionais, baseadas numa topologia em árvore, em que os clientes receberiam o sinal analógico distribuído pelos vários nós da infra-estrutura. A infra-estrutura era constituída por três componentes principais, primaria (trunk portion), secundária (feeder portion) e ligação ao cliente (drop). O meio de transmissão era o cabo coaxial, que tem associado a ele grandes perdas na transmissão quanto maior fosse a distancia percorrida pelo sinal. ?>
As redes de distribuição por cabo, tiveram uma grande evolução e tal deveu-se à topologia de rede HFC (Redes Híbridas Fibra Cabo Coaxial), que é uma combinação destes dois meios de propagação, e isto deveu-se ao facto de que durante muitos anos não ser economicamente viável uma implementação de uma topologia FTTH (Fibre to the Home), que seria a solução técnica com mais potencial e benefícios.
Um grande avanço nas redes de televisão por cabo está relacionado com a compressão digital de vídeo e modernos esquemas de modulação. Actualmente as técnicas de compressão baseiam-se nas normas MPEG 1,2 ou 4. O melhor uso de técnicas de compressão induzirá ao aparecimento de novos serviços de vídeo interactivos nas redes de televisão por cabo.
As redes híbridas são constituídas por inúmeros elementos dos quais se destacam:
- Master Headend: fornece serviços ao utilizador, no qual recebe e processa sinais externos, também tendo a capacidade de os gerar. Funciona também como interface para a ligação a outras redes externas como a Internet e de Telefone.
- Distribution Hub: são centros de distribuição, que está ligado a um conjunto de nós ópticos (fiber node), por seu lado, os centros de distribuição ligam-se uns aos outros conectando-se a uma cabeça de rede (master headend) principal, através de anéis em fibra óptica.
- Fiber nodes/optical node: são constituídos por receptores/transmissor que tem como função a conversão do sinal óptico proveniente da cabeça de rede num sinal eléctrico, dado que a partir deste nó a transmissão é feita em cabo coaxial até chegar à casa dos consumidores.
Nesta topologia há um factor bastante importante, que é a bidirecionalidade do fluxo de informação, ou seja, sinais que vão do master headend para o cliente e vice-versa.
Figura 1: Topologia de uma rede HFC