Mercado IPTV

Portugal

Em Portugal o serviço IPTV tem estado em constante crescimento, existindo actualmente vários operadores que disponibilizam este tipo de serviço como o Meo (Portugal Telecom), SmarTV (Optimu-Clix), Vodafone e AR Telecom.

6.1.1. Modelos de Negócio

As empresas portuguesas fornecedoras do serviço IPTV, apresentam pacotes conjuntos de televisão, internet e telefone (VoIP), designado por triple Play. Dada a competitividade do mercado, os operadores oferecem os mais variados serviços tentando tirar o máximo partido do sistema IPTV. Neste momento a evolução ao nível dos serviços vai no sentido da convergência em termos de utilização da televisão como um PC de sala com todas as inerentes potencialidades de entretenimento e informação (via internet). O serviços já com algum tempo, como o VoD, são constantemente aperfeiçoados no que diz respeito à variedade de conteúdos disponíveis e também ao nível robustez do software. A grande diferença verificada entre as ofertas dos variados operadores está no equipamento, existindo no mercado muitos modelos de STB que deverão ser escolhidos adequadamente com o objectivo de minimizar qualquer tipo de problemas de visualização, sendo a resiliência a erros de canal um factor decisivo.

6.1.2. Penetração no Mercado

Segundo o relatório de contas da PT Comunicações, a base de clientes do Meo cresceu 14,9 vezes num ano, atingindo mais de 310 mil subscritores no final de 2008 com uma quota de mercado de cerca de 14%. Em 2009 o Meo superou já os 500 mil subscritores confirmando desta forma o crescimento sustentado do serviço.            Em 2008 os clientes de TV por subscrição representavam 11,8% das linhas geradoras de tráfego e 42,9% dos clientes ADSL, sendo que em 2009 representavam já 19% das linhas geradoras de tráfego e 64% dos clientes ADSL. Alguns dos serviços disponibilizados têm já uma presença natural em casa dos portgueses como é o caso do VoD no Meo,em que 50% dos utilizadores da IPTV já o utilizaram a pagar [13][14].
O serviço de cabo tem ainda a sua importância no panorama nacional (cerca de 60% do mercado TV), com a ZON como líder de mercado.
Esta evolução positiva da IPTV no mercado nacional tem sim fortemente sustentada pela instalação da fibra óptica pelo país, alcançando-se níveis de QoS bastante tentadores para os consumidores.

Mercado Global

A IPTV é vista desde o seu aparecimento como uma verdadeira revolução na televisão à escala mundial. Esta tecnologia, dada a qualidade e inovação dos serviços que disponibiliza, conseguiu penetrar em praticamente todos os mercados mundiais contando já com 26 milhões de assinantes. O número de novos assinantes de IPTV em 2009 foi de 8 milhões em todo o mundo[15].

http://www.playoutintelligence.com/wp-content/uploads/2007/11/20071127_iptv-subscribers-000s-by-region.png
Figura 7 – Assinantes da IPTV