Serviços
Todos os protocolos e arquitecturas anteriormente apresentados têm como objectivo oferecer ao cliente não só a visualização de conteúdos televisivos, mas também muitos outros serviços.
Serviços Disponíveis
Os serviços oferecidos pela IPTV, dada a sua natureza interactiva, é o que realmente a diferencia dos outros sistemas de TV. Serão analisados em seguida variados exemplos de serviços, alguns interactivos, de que os utilizadores podem desfrutar de forma personalizada.
5.1.1. Serviços Broadcast
Estes incluem serviços como a televisão simples, TV com opções playback, e pay-per-view em que os utilizadores têm que pagar para ver/receber os respectivos conteúdos. Outro serviço deste tipo é o Guia de Programação (EPG – Electronic Program Guide) que permite obter informação praticamente ilimitada de conteúdos. Aliado a uma interface gráfica conveniente e unificada, permite ao consumidor identificar e recuperar a informação de diversos conteúdos altamente detalhados. O EPG permite a navegação pelo catálogo de programas do operador, mas também a obtenção de informações sobre os programas que estão ou estarão a ser transmitidos, apresentando essa informação na STB. Este sistema é mantido num servidor dedicado, disponibilizando a informação de conteúdos pelo próprio canal de distribuição ou através de uma rede dedicada.
5.1.2. Serviços de Filmes
Este tipo de serviço enquadra-se no conceito de Home Cinema em que os utilizadores têm a possibilidade de ver os filmes que desejarem sem sair de casa.
O Video-on-Demand, já referido anteriormente, é dos serviços mais simple e populares. O utilizador escolhe um filme disponibilizado na rede pelo operador, optando por ver nesse instante (sistema PPV) ou gravar o filme na STB e ver quando desejar.
Há também a possibilidade de fazer gravações pessoais de vídeos, existindo para tal dois sistemas [12]:
- PVR (Personal Video Recording): a STB armazena o conteúdo num disco rígido prórpio para posterior visualização.
- NPVR (Network Personal Video Recording): neste sistema o conteúdo é armazenado num ponto de rede e não na STB, sendo por isso o operador a armazenar. Assim como o VoD, este sistema tem a vantagem de eliminar a necessidade de um dispositivo de armazenamento de vídeo em casa do consumidor, sendo que no VoD o conteúdo é predeterminado pelo prestador do serviço.
5.1.3. Serviços de Publicidade
Com o aumento do número de canais de televisão os lucros publicitários na TV têm diminuído devido à fragmentação das audiências. Com a IPTV surge a possibilidade de se enviar publicidade específica para diferentes perfis de utilizadores conseguindo estes ainda obter informação mais detalhada de um produto.
5.1.4. Outros Serviços
O sistema IPTV oferece ainda serviços de informação (notícias,meteorologia,transportes, etc), de comercio (compras online, e-banking, etc), de comunicações (e-mail, SMS, VoIP, vídeo-conferências, etc), e de entretenimento (música, jogos, karaoke, blogs, etc).
Gestão para Garantias de QoS
Para se garantirem os serviços enunciados anteriormente, para além de boas arquitecturas, codificadores e protocolos, é também necessária a aplicação de determinados métodos de garantia de QoS.
Uma arquitectura IPTV, para gerir a QoS, tem que ter em conta os seguintes aspectos: gestão de subscritores e conteúdos, aprovisionamento para gestão da capacidade do sistema, monitorização dos níveis de serviço, métricas dos níveis de serviço, métricas de qualidade da imagem, e ainda monitorização e teste da rede.