IPTV  
   

 

 

Introdução
 

Ao longo dos últimos anos tem havido uma revolução no mundo das comunicações nomeadamente na adopção do digital em detrimento do analógico. Temos o exemplo das comunicações de voz em rede fixa analógica que tem vindo a decrescer em comparação com a solução digital VoIP (voz sobre IP). Também a televisão analógica terrestre que vem sendo substituída em muitos países pela versão digital (TDT). Esta evolução que parece natural, traz consigo bastantes vantagens, pois ao converter-mos a informação de analógica para digital passamos a trabalhar com 'bits', que é a unidade de informação básica, por excelência, dos dias de hoje e preferencialmente usada para transporte e armazenamento.

Com a digitalização dos conteúdos não interessa se são 'bits' de audio, video ou voz quando se fala no seu transporte. Deste modo as operadoras podem pensar num aproveitamento das redes IP, que foram instalando ao longo dos anos para acesso à Internet, para poderem fazer chegar aos clientes outros serviços que, até então, eram analógicos ou nem sequer existiam. Estas ofertas de vários serviços que incluem telefone, Internet e televisão foram apelidadas de triple-Play. A convergência destes serviços trouxe não só vantagens para os operadores, que conseguiram rentabilizar melhor as suas redes oferecendo mais conteúdos, mas também para os clientes, pois os operadores conseguiram praticar preços mais baixos aos que o cliente estava habituado quando tinha as três soluções em separado e por vezes com recurso a diferentes operadores. Além destes argumentos, a interactividade que a rede IP proporcionou à TV beneficiou os clientes com acesso a novos conteúdos/serviços e abriu a possibilidade, tal como já acontecia na Internet, à publicidade direccionada ao consumidor, tornando-a mais eficaz.

 
IPTV: Como funciona?
O conceito
 

IPTV é uma tecnologia que é desenvolvida sobre redes de fibra para distribuir Televisão.

As companhias telefónicas estão a desenvolver esta tecnologia para competir com as companhias de Televisão por Cabo que possuem uma partilha de Internet e Televisão.

A IPTV é um novo serviço que permite ao utilizador ver Televisão, navegar na Internet e fazer chamadas de longa distancia usando VoIP, tudo sobre o mesmo serviço.

Ao operar em redes IP privadas, que pertencem às operadoras, a IPTV garante uma Qualidade de Serviço (QoS) elevada.

História
 

1994 - A ABC mostra pela primeira vez na Internet em broadcast o World News. Foi usado o software CU-SeeMe videoconferencing.

1995 - O termo IPTV aparece pela primeira vez com a fundação da Precept Software por Judith Estrin e Bill Carrico.

1998 - A Companhia de Radio na Internet AudioNet começa a transmitir ao vivo webcasts.

1999 - A Kingston Communications, uma operadora de telecomunicações regionais no Reino Unido, lança o KIT (Kingston Interactive Television), um serviço de IPTV sobre DSL broadband.

2002 - A Sasktel foi a primeira empresa a comercializar implementando video IP sobre uma linha DSL, usando a plataforma Lucent Stinger(R). Em 2006, foi a primeira companhia Norte Americanaa oferecer canais HDTV sobre IPTV.

2003 - Total Access Networks Inclança o seu serviço de IPTV. O serviço é actualmente usado em mais de 100 Paises em todo o Mundo, e conta com canais em 26 linguas.

2006 - Em Portugal, é disponibilizada a IPTV pela Clix.

2007 - PT Comunicações, que utiliza plataforma da Microsoft, lança o seu serviço de IPTV. Actualmente a Vodafone também já está no mercado Português.

 
 

Raul Filipe Mendes André

Nº Aluno 55878

Email: raul.andre@ist.utl.pt

Fábio Ferreira Gameiro

Nº Aluno 57695

Email: fabio.gameiro@ist.utl.pt

André da Costa Fernandes

Nº Aluno 55928

Email: andre.fernandes@ist.utl.pt

 

IST - Comunicação Audio e Video - 2010.