IPTV  
   
Motivação
 

A evolução da história da televisão muito se deve à Era Digital onde a IPTV tem grande importância. A IPTV surge da necessidade de libertar o espectro de frequência, tirando também proveito da grande evolução das redes de hoje em dia, sejam redes de cabo, fibra ou xDSL.

A IPTV provocou uma melhoria na qualidade que cada canal pode atingir, usando a mesma banda que a versão analógica. Assim, um canal digital com a mesma qualidade que a solução analógica disponibiliza, "custa" muito menos a transmitir digitalmente.

Para se ter uma boa ideia desta evolução, a IPTV consegue uma melhoria de aproveitamento de cerca de dez vezes em relação à televisão analógica, por exemplo o sistema PAL precisa de cerca de 8 MHz para a transmissão de um canal.

A Era Digital possibilita assim o acesso a conteúdos HD (high-definition) e a múltiplos canais de televisão, sempre com um melhor aproveitamento da largura de banda disponível. A IPTV foi também muito incentivada pelas soluções triple-Play, que conquistaram rapidamente o seu espaço no mercado.

Impacto da IPTV
 

A IPTV traz assim uma significativa melhoria do serviço de televisão. Mais e melhores conteúdos, mais serviços incorporados e o triple-play muito contribuíram para que a IPTV vingasse no mercado de forma inquestionável.

Com a IPTV a qualidade de transmissão pode ser assegurada mais facilmente em digital do que no serviço analógico, devido a ter uma edição mais fácil na sua emissão e consequentemente introduzir códigos de detecção e correcção de erros. Outra grande vantagem é a possibilidade de introduzir novos serviços, como rádio, gravação de conteúdos, calendarização ou aceder aos guias de programação electrónicos. Hoje espera-se que próximo passo seja a Internet via IpTV.

Tudo isto é acompanhada com uma importante vantagem, a parte económica. As soluções IpTV com triple-play são mais baratas e mais atractivas do que as soluções convencionais.

A IpTV possibilitou assim a geração da televisão interactiva, que muito ganha com uma ligação IP. Além de conseguir maior disponibilidade e menos interferência, há mais facilmente um protocolo que permite o cliente interagir com a operadora, como por exemplo pedir conteúdos específicos. Hoje em dia as operadores utilizam redes em fibra óptica com altos débitos que muito possibilitam e facilitam a introdução deste tipo de serviços.

 
Gráfico da expanção da IPTV
Quando surgiu a IPTV
 

O primeiro programa transmitido em broadcast na Internet foi o World News Now em 1994, pela ABC.

A expressão IPTV (Internet Protocol Television) apareceu cerca de um ano depois com a fundação da Precept Software por Judith Estrin e por Bill Carrico. Esta empresa foi adquirida mais tarde pela Cisco que hoje em dia detém a marca IPTV.

No ano 2000, várias marcas começaram a planear serviços em IPTV sobre ADSL e em 2006 a IPTV chegou a Portugal pela Clix e um Ano mais tarde pela PT Comunicações.

Até aos dias de hoje a concorrência tem aumentado em todo o mundo e Portugal não foge à regra com a entrada da Vodafone neste mercado. Felizmente para as operadoras, os clientes subscritores desta solução, são cada vez mais em todo o mundo.

Problema do serviço analógico
 

O serviço de Televisão analógico tem dois grandes problemas:

A qualidade de serviço(QoS).

O elevado gasto do espectro de frequência

Triple-Play
 

Esta tem sido uma das grandes motivações da IPTV, juntar Televisão, Internet e Telefone

No virar do século as empresas de Televisão por cabo que também disponibilizavam telefone

 
 

Raul Filipe Mendes André

Nº Aluno 55878

Email: raul.andre@ist.utl.pt

Fábio Ferreira Gameiro

Nº Aluno 57695

Email: fabio.gameiro@ist.utl.pt

André da Costa Fernandes

Nº Aluno 55928

Email: andre.fernandes@ist.utl.pt

 

IST - Comunicação Audio e Video - 2010.