Ao contrario dos ecrãs estereoscópicos, esta tecnologia não requer aos espectadores o uso de quaisquer tipo de aparelhos para fazer a separação de imagens para cada um dos olhos.
Ecrãs com esta tecnologia, podem ser dualview ou multiview. Em sistemas de dualview, existem algumas limitações, nomeadamente o ângulo reduzido de visualização, a baixa resolução e a importância do posicionamento do espectador relativamente ao ecrã. Em sistemas multiview, cada vista pode ser visível a diferentes alcances de posição em relação ao ecrã, isso permite que os espectadores tenha a liberdade de se mover em frente do mesmo e conseguirem visualizar correctamente.
- Parallax Barrier ou filtro de parallax, é tipicamente um filtro que contém uma série de fendas precisas, que permitem que cada olho veja um set diferente de pixéis para cada perspectiva, de duas imagens de duas perspectivas interlançadas em simultâneo no ecrã .
- Elemento Lenticular, são tipicamente uma série de lentes cilíndricas que direcionam a luz desde colunas de pixéis a uma zona precisa, permitindo que cada olho receba uma imagem diferente, mas com o ângulo de visualização muito reduzida.