Análise Comparativa
Dada a diversidade de soluções de codificação de voz, é necessária uma análise comparativa em termos de qualidade subjectiva da voz, para diferentes condições de canal, medida em função do SNR ou Carrier-to-Interference-Ratio (C/I), ou ainda da taxa de erros provocada pelo canal. Primeiramente, faz-se a análise comparativa entre o codec AMR (banda estreita) e o codec AMR-WB (banda larga); seguidamente a comparação entre os dois codecs de banda larga, AMR-WB e VMR-WB é apresentada.
A Figura 5 apresenta os resultados obtidos em testes subjectivos para o canal GSM-FR usando os modos AMR _12.20 e AMR-WB_12.65. Verifica-se que o AMR-WB permite manter uma excelente qualidade subjectiva da voz, para um débito semelhante, apenas inferior ao AMR-NB em condições extremas (C/I~4dB). Assim, tendo os bits gerados pelo AMR-WB um maior conteúdo informativo por bit, é expectável que seja mais influenciado por erros do que o AMR-NB.
Quanto aos codecs de banda larga considerados, as diferenças são menos evidentes. A Figura 6 mostra os resultados de Mean Opinion Score (MOS) obtidos usando os codecs AMR-WB e VMR-WB para diferentes modos, respectivamente em condições de canal perfeito, com erros no canal e na presença de ruído de fundo.
Verifica-se que, para condições de canal perfeito, i.e., sem erros de canal e para codificação de voz pura, os codecs AMR-WB e VMR-WB apresentam valores MOS semelhantes, principalmente para os modos de maior débito. Considerando, ruído de fundo e erro de canal, o codec VMR-WB permite até a melhor qualidade subjectiva, embora relativamente próxima da qualidade para o AMR-WB, excepto para os modos de menor débito.